Celulite infecciosa: entenda a causa da internação de Rafael Cardoso
Ator deve ficar internado durante o feriado de Carnaval para tratar um quadro de celulite infecciosa. Entenda as causas e o tratamento
atualizado
Compartilhar notícia
Rafael Cardoso está internado, desde a última terça-feira (14), em um hospital do Rio de Janeiro por conta de uma celulite infecciosa. O ator vem tomando antibióticos e passa bem, mas precisará ficar no hospital, a princípio, até a quarta-feira de cinzas (22).
Segundo a assessoria de Cardoso, ele estava com uma foliculite (inflamação dos folículos pilosos, estrutura onde os pelos nascem e crescem) entre o rosto e o pescoço. O quadro acabou se agravando e evoluiu para uma celulite, uma infecção que se espalha na pele.
Risco de endocardite
Como Cardoso tem um problema congênito no coração e fez uma cirurgia em 2021 para implantar um desfibrilador, a equipe médica considerou o risco de endocardite, que consiste na inflamação da membrana que reveste a parede interna do órgão e as válvulas cardíacas, e decidiu mantê-lo no hospital. Ainda de acordo com a assessoria do artista, a administração de antibiótico está sendo feita por via intravenosa e a previsão é que o tratamento dure sete dias.
A celulite infecciosa difere da celulite estética, esclarece o cirurgião plástico Thiago Marra. “A celulite comum acontece quando há uma disposição anormal na distribuição de gorduras no organismo e ela aparenta na pele, na camada mais externa, aquela que vemos e podemos tocar. Ela é totalmente diferente da celulite infecciosa que é uma doença bacteriana causada pelas bactérias estafilococos e estreptococos”, explica.
Leia mais sobre o assunto no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.