Células-tronco podem ajudar no tratamento de casos graves de Covid-19
Pesquisadores espanhóis conseguiram bons resultados usando as células para auxiliar na recuperação de tecidos dos pulmões
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet, células-tronco podem ser úteis no tratamento de pessoas com quadros graves de Covid-19. As células, capazes de se transformar em tecidos de vários órgãos, auxiliaram na recuperação dos tecidos pulmonares dos pacientes e contribuíram para diminuir a inflamação dos órgãos.
Participaram do estudo 13 pacientes da Covid-19 internados em UTIs de hospitais espanhóis — 11 deles sobreviveram após a intervenção com as células-tronco.
“A administração de células MSC do tecido adiposo, seguida de mudanças de composição inflamatória e do sistema imune, não provocou efeitos colaterais sérios e foi seguida por uma melhora clínica e biológica na maioria dos casos”, relataram os cientistas.
Outro estudo semelhante, também com bons resultados, foi realizado nos Estados Unidos, por uma equipe do hospital Mount Sinai, em Nova York — 10 de 12 pacientes sobreviveram com o uso de células-tronco. Os pesquisadores dos Estados Unidos aguardam autorização para partir para as próximas fases da pesquisa, que incluem o recrutamento de cerca de 300 voluntários.