metropoles.com

Junho Violeta: causas, tratamentos e riscos do ceratocone

O ceratocone está entre as principais motivações para o transplante de córnea – tanto em adultos, quanto em crianças

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Olhos ceratocone
1 de 1 Olhos ceratocone - Foto: Getty Images

O Junho Violeta é o mês de conscientização do ceratocone. A doença ocular se caracteriza pelo afinamento progressivo da córnea, de modo que o tecido assume formato semelhante a um cone.

De acordo com a oftalmologista especialista em córnea Maria Regina Chalita, do CBV-Hospital de Olhos, a condição acomete principalmente adolescentes e jovens adultos. O principal sintoma é a baixa visão e a dificuldade para enxergar objetos de longe.

“O paciente relata que as imagens são distorcidas e muitas vezes com sombras, geradas justamente pela irregularidade da córnea, que, com esse formato cônico, começa a adquirir um astigmatismo que costuma ser progressivo e de difícil correção”, explica.

Segundo a especialista, nem mesmo os óculos conseguem fazer com que a pessoa tenha uma visão nítida. Por isso, os pacientes acabam optando por utilizar lentes de contato, na sua maioria rígidas ou esclerais.

O que causa o ceratocone

O fator genético é importante agente no aparecimento da doença, explica Maria Regina. No entanto, o problema é agravado quando a pessoa tem o hábito de coçar e esfregar os olhos. O movimento faz com que essa córnea, que já tem uma alteração na sua elasticidade, comece a ficar cada vez mais “bicuda”, levando à piora da visão.

“Se houver uma predisposição genética, o ceratocone pode aparecer. Mas o modo que nós consideramos para prevenir, na verdade, não seria para evitar o aparecimento, mas, sim, a progressão. Esta seria a parte mais importante: não coçar ou colocar a mão nos olhos”, ressalta a médica.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?