Dia do Deficiente Visual: 80% dos casos de cegueira podem ser evitados
Médica alerta para a importância do diagnóstico precoce feito a partir de exames periódicos e consultas regulares ao oftalmologista
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual é celebrado em 13 de dezembro. No mundo, há aproximadamente 39 milhões de casos de cegueira, dos quais 580 mil afetam brasileiros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos poderia ser evitado com exames, diagnósticos e tratamentos precoces.
A oftalmologista Fabíola Gavioli Marazato, do CBV Hospital de Olhos, destaca que algumas deficiências são reversíveis. “A catarata, por exemplo, pode ser solucionada cirurgicamente e está associada a erros de refração óptica”, explica.
A especialista aponta ainda que o envelhecimento da população contribuirá para um aumento das deficiências visuais. Até 2060, prevê-se que 26% dos brasileiros terão mais de 60 anos. A médica destaca a importância do acompanhamento médico e dos exames de prevenção.
Informação previne cegueira
“É importante orientar as pessoas sobre as causas da cegueira e da baixa visão, isso proporciona informação para ter acesso a tratamentos e medidas preventivas para as doenças oculares”, afirma a médica.
Leia a matéria completa no site Saúde em Dia, aprceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!