metropoles.com

Com lúpus grave, mulher tem parto prematuro, derrame e ataque cardíaco

O quadro de lúpus de Melisa Woolery, 31 anos, se agravou durante a gestação. A jovem teve que passar por um parto prematuro e coma induzido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Melisa Woolery/ Arquivo pessoal
Mulher em maca com bebê
1 de 1 Mulher em maca com bebê - Foto: Melisa Woolery/ Arquivo pessoal

Melisa Woolery, 31 anos, passou por dias difíceis depois de sofrer complicações de um caso grave de lúpus. Em um vídeo que circula na internet é possível ver a norte-americana caminhando pelo hospital conectada a uma máquina que mantém os pulmões e o coração dela funcionando após ter sofrido dois derrames e um ataque cardíaco.

Em uma página para arrecadar fundos financeiros, Melisa contou ter passado por um parto prematuro em fevereiro de 2022, aos cinco meses de gestação, causado pelo lúpus.

Três meses depois, ela desenvolveu ascite, uma condição que leva ao inchaço abdominal causado pelo acúmulo de líquido e que também é desencadeada pela doença autoimune. Em junho, o líquido saturou os pulmões, rins e o coração dela. Melisa acabou sofrendo um ataque cardíaco e dois derrames no lado esquerdo do cérebro , e os médicos a colocaram em coma induzido.

“Sofrer de parada cardíaca me fez ter que reaprender a andar, falar e a fazer todas as minhas atividades diárias normais”, conta.

A história de Melisa repercutiu nas redes sociais depois que o médico Sermed Mezher, de Londres, compartilhou o caso no TikTok, explicando a doença. Segundo Mezher, o lúpus pode oferecer riscos à gestação.

“É assim que é ter a função do seu coração e pulmões substituída por uma máquina. Esta corajosa paciente se chama Melisa Woolery, e ela é uma mulher na faixa dos 30 anos que está aguardando um transplante de coração, pulmão e rim porque tem lúpus”, conta o médico.

Lúpus

O lúpus é uma doença inflamatória crônica autoimune que pode afetar diferentes órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e até mesmo o cérebro. Se não for tratada corretamente, pode levar o paciente à morte nos casos mais graves.

As causas da doença ainda não são bem conhecidas. Estudos mais recentes sugerem que ela pode ser desencadeada por uma combinação de fatores, incluindo desequilíbrios hormonais, infecções, causas genéticas e fatores ambientais. Celebridades como as cantoras Selena Gomez, Lady Gaga e Halsey têm a condição.

Sintomas do lúpus

Um dos sintomas mais comuns são as lesões de pele, especialmente na região malar, próxima a bochecha, que pioram com a exposição ao sol. Outro sintoma de pele é o rash cutâneo, uma vermelhidão no rosto em forma de borboleta sobre as bochechas e a ponta do nariz.

Outros sintomas comuns são:

  • Fadiga;
  • Febre;
  • Dor nas articulações;
  • Rigidez muscular e inchaços;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor no peito ao inspirar profundamente;
  • Sensibilidade à luz do sol;
  • Dor de cabeça, confusão mental e perda de memória;
  • Linfonodos aumentados;
  • Queda de cabelo;
  • Feridas na boca;
  • Desconforto geral, ansiedade, mal-estar.

Depois de acordar do coma, Melisa precisou aprender a conviver com uma máquina que mantinha seus órgãos funcionando até que ela passasse por um transplante de coração, pulmão e rins. A operação aconteceu recentemente e a jovem se recupera no hospital.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?