metropoles.com

Brasileiríssima: estudo mostra que casca de jabuticaba reduz glicemia

Em pacientes com obesidade, compostos presentes na casca da jabuticaba são capazes de diminuir a glicemia e a inflamação do organismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmdit/Metrópoles
Plantação jabuticaba goias
1 de 1 Plantação jabuticaba goias - Foto: Vinicius Schmdit/Metrópoles

A jabuticaba é uma frutinha natural do Brasil cheia de nutrientes e vitaminas. Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e financiada pela Fapesp descobriu que a casca da fruta pode ajudar no tratamento de obesidade e síndrome metabólica.

Apesar de ser geralmente descartada pelo sabor adstringente, a casca da jabuticaba tem compostos fenólicos e fibras capazes de modular o metabolismo da glicose. Os 49 participantes comeram pelo menos 15 gramas da casca ao longo de cinco semanas, e os resultados mostraram uma melhora nos níveis de inflamação e de glicose no sangue.

“Neste trabalho, avaliamos o consumo prolongado e descobrimos que esse efeito na glicose se dá inclusive no período posterior à refeição, ou seja, na glicemia pós-prandial”, afirma o professor da Unicamp e coordenador da investigação, Mário Roberto Maróstica Junior, em entrevista à Agência Fapesp.

Ele explica que a glicemia aumenta depois das refeições, e volta ao nível normal algum tempo depois. Qualquer opção que evite o pico é interessante.

“O estudo apontou resultados positivos em relação à diminuição da glicemia pós-prandial e níveis de inflamação no grupo que recebeu o suplemento. Mas vale ressaltar que a casca da jabuticaba não faz milagre, ela é apenas uma excelente maneira de auxiliar a modulação da glicemia. Isso quer dizer que a estratégia precisa vir acompanhada de outras medidas, como boa alimentação e exercício físico”, explica o pesquisador.

Como o gosto da casca de jabuticaba não é muito agradável, a sugestão dos pesquisadores é optar por extratos e suplementos disponíveis no mercado.

A casca de jabuticaba

A casca de jabuticaba é rica em antocianinas, um tipo de composto fenólico que confere a cor arroxeada à fruta e interfere no metabolismo de glicose. Quando elas chegam no intestino, entram em contato com a células L, que liberam o GLP-1, peptídeo que estimula a liberação de insulina. É um mecanismo semelhante ao imitado pelo Ozempic e outros medicamentos modernos para tratamento de diabetes e obesidade.

“A casca da jabuticaba atua também reduzindo a interleucina -6, que tem papel-chave no desenvolvimento de resistência insulínica e contribui para a inflamação do tecido adiposo. Ela tem, portanto, um efeito positivo não só na glicose pré-prandial, mas também reduz os níveis de inflamação, o que a torna uma aliada para os casos de síndrome metabólica”, conta Maróstica Junior.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?