metropoles.com

Carnaval: veja dicas para cair na folia sem descuidar da saúde

Nutricionista revela conselhos para manter a saúde protegida durante a folia do Carnaval em meio a altas temperatura e doses de álcool

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Vidal/Riotur
Imagem colorida de Bloco de Carnaval carrossel de emoções
1 de 1 Imagem colorida de Bloco de Carnaval carrossel de emoções - Foto: Alexandre Vidal/Riotur

O Carnaval já está a todo o vapor e muitos querem aproveitar a folia durante o feriadão inteiro, mas não podemos deixar a saúde de lado. Isso porque são dias de festa que incluem alta exposição solar, muito tempo em pé e, muitas vezes, abuso de álcool e ameaçam nossa imunidade.

Para atravessar a folia com saúde, uma alimentação equilibrada e rica em líquidos para manter a hidratação é fundamental, como afirma a nutricionista Gláucia Renata Balardini, da rede GoodBom Supermercados. “Estamos vivendo recordes históricos de calor e ajustar a alimentação é fundamental para cuidarmos do nosso corpo e minimizar os danos que possam acontecer”, destaca a especialista.

1. Mantenha a hidratação

A ingestão adequada de líquidos é necessária e obrigatória para o bom funcionamento do organismo. Uma quantidade apropriada, especialmente em dias quentes e durante a folia do Carnaval, faz toda a diferença, já que perdemos mais água através da transpiração.

2. Aposte em uma alimentação leve

Também é importante manter uma dieta com pouca gordura e alimentos processados, evitando frituras. Isso porque as altas temperaturas alteram o metabolismo corporal e esses alimentos provocam uma sobrecarga no sistema digestório, causando indigestão e aumento da temperatura corporal – o que você definitivamente não quer experimentar durante o Carnaval.

3. Consuma alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Para aproveitar o Carnaval faça chuva ou faça sol, é importante estar com o sistema imunológico forte e protegido. Para isso, procure incluir na sua refeição diária alimentos ricos em Vitamina C (limão, laranja, acerola, morango, mamão papaia, kiwi e abacaxi), leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha), hortaliças verde-escuras (couve, agrião, rúcula, espinafre), peixes, alho, cenoura e abóboras amarelas.

Leia mais no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?