Carnaval: como aproveitar ao máximo a folia sem prejudicar a saúde
Os dias de folia exigem mais da saúde por conta do calor, do consumo de álcool e diversos fatores. Saiba como cuidar da saúde no Carnaval
atualizado
Compartilhar notícia
Para boa parte da população brasileira, esta é a melhor época do ano. Basta ver como as ruas ficam lotadas e coloridas para entender a paixão do povo pelo Carnaval. Afinal, esta é uma das festas mais alegres e contagiantes do Brasil, que chega agora após mais de dois anos sem folia, em virtude das restrições da pandemia. Então, é claro que as pessoas estão ansiosas para participar.
No entanto, antes de sair de casa para aproveitar, é importante garantir que alguns cuidados básicos de saúde estão sendo tomados. Por isso, uma equipe de especialistas do Hospital Sírio-Libanês preparou um guia básico para os foliões se cuidarem durante este Carnaval. Confira:
Covid-19 e a aglomeração do Carnaval
Apesar de uma significativa redução dos casos de Covid-19, o vírus ainda circula entre nós. Por isso, caso não se sinta confortável, dê preferência a festas e blocos menores, em espaços abertos com pouca gente. Além disso, não descarte os cuidados sanitários, como o uso de máscara e álcool gel.
Os especialistas destacam que a vacinação tem sido fundamental para evitar casos graves e mortes em decorrência da Covid-19. Portanto, confira sua carteira de vacinação e cheque se as doses de reforço estão em dia para aproveitar a festa. Se apresentar sintomas, fique em casa.
Glitter e maquiagem
Carnaval sem glitter praticamente não existe. O brilho pode e deve ser usado, mas é importante ter alguns cuidados com os olhos. No Carnaval, a maquiagem é tradicionalmente usada como parte dos adereços e das fantasias, e o uso do brilho está sempre presente. Porém, a maquiagem na área dos olhos deve ser feita sempre com muito cuidado, devido à sensibilidade dos olhos e os riscos envolvidos.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.