Cárie oculta: especialista explica como identificar e tratar
A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam; veja como identificar o problema
atualizado
Compartilhar notícia
A cárie oculta é uma lesão dentária que se forma entre os dentes ou no sulco de dentes do fundo, geralmente onde a escovação e o fio dental não alcançam.
O grande problema é que a condição só costuma ser percebida quando está em estado mais avançado. Como não podemos vê-las, quando sentimos já estão bem desenvolvidas.
Sinais de cáries ocultas
A odontopediatra Ilana Marques, que atende em Brasília, explica que a cárie oculta é comum em pessoas de todas as idades, especialmente aquelas que têm hábitos alimentares cardiogênicos. Isto é, consomem muitos alimentos doces e pegajosos.
“Os sintomas podem não ser evidentes no início, mas à medida que a cárie progride, pode causar sensibilidade ao calor, frio ou alimentos doces, bem como desconforto ao mastigar. Em estágios avançados, pode causar dor, sensibilidade extrema e até mesmo danos estruturais significativos nos dentes”, esclarece a especialista.
Além disso, o problema é comum em indivíduos que possuem dentes com uma anatomia de fissuras muito profundas e retentivas.
Leia a notícia completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!