Compartilhar notícia
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. Para manejar os ponteiros da balança, uma das primeiras medidas é ajustar a alimentação, e a quantidade de carboidratos é essencial para alcançar o resultado esperado.
Famoso, o low carb é um regime alimentar que aposta na redução do consumo de carboidrato (açúcar), que fornece energia ao organismo. Em uma dieta convencional, os carboidratos correspondem de 50% a 55% dos nutrientes ingeridos. Por outro lado, o cardápio carbo load ressalta a importância de consumir a biomolécula em diferentes períodos do dia, principalmente na hora da prática de atividades físicas.
A nutricionista Cynthia Antonaccio, CEO da Equilibrium Latam, explica que o principal erro é cortar todos os carboidratos da alimentação e adotar qualquer dieta por conta própria. Ao submeter o corpo a uma privação extrema do nutriente, existe o risco de diminuição do metabolismo basal, pois o organismo vai entender que precisa “economizar” suas reservas, inclusive a gordura.
Leia a reportagem completa na SportLife, parceira do Metrópoles.