metropoles.com

CAR-T: paciente que conseguiu remissão do câncer volta para casa

Paulo Peregrino voltou para casa após 4 meses de tratamento com técnica CAR-T. Agora ele pretende escrever um livro sobre sua experiência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Imagem colorida de Paulo Peregrino, um dos primeiros brasileiros a fazer tratamento CAR-T contra câncer - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Paulo Peregrino, um dos primeiros brasileiros a fazer tratamento CAR-T contra câncer - Metrópoles - Foto: Arquivo pessoal

Quatro meses após a internação para a realização do tratamento CAR-T contra o câncer, o publicitário Paulo Peregrino, de 61 anos, foi autorizado a voltar para casa, em Niterói (RJ).

Ele foi diagnosticado com câncer pela primeira vez há 13 anos e já estava desenganado quando partiu para São Paulo para fazer o tratamento inovador. O paciente agora comemora a remissão do câncer junto com família.

“Cheguei em casa no domingo. Estou retomando as atividades, mas agora sem as dores que sentia antes. Hoje, na minha vida, há espaço para o lazer, para o trabalho e pretendo retomar o projeto do meu livro. Nele, conto minha jornada contra a doença na intenção de dividir esperança”, conta Peregrino.

Em 2010, Peregrino teve um câncer de próstata e depois, em 2018, descobriu um linfoma que se espalhou por vários locais do corpo. O publicitário passou por quimioterapias e por transplante de medula óssea, mas nenhum dos tratamentos funcionou.

Ele estava prestes a receber cuidados paliativos quando, entre março e abril deste ano, foi um dos selecionados para participar dos testes da terapia CAR- T, em São Paulo. O tratamento vem  sendo tocado de maneira experimental pelo Instituto Butantan, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e Hemocentro de Ribeirão Preto.

Imagem colorida da família de Paulo Peregrino, paciente que teve remissão do câncer com tratamento CAR-T - Metrópoles
Paulo Peregrino (de casaco marrom claro) entre irmão, duas irmãs, cunhada e esposa na volta para casa

“Vou fazer um hemograma completo e uma consulta daqui a três semanas para monitorar a situação. De fato, o câncer só é considerado curado após cinco anos sem voltar a aparecer, conforme o protocolo. Mas, naturalmente, estou muito feliz com a remissão da doença”, afirma.

Imagem colorida de Paulo Peregrino e família. Paciente foi um dos primeiros a receber tratamento CAR-T contra o câncer - Metrópoles
Paulo Peregrino, o filho Gabriel e a esposa Ana Maria posam em frente a quadros com fotos de família. Faltava a foto de 2022, que será colocada agora, com o retorno para casa

CAR-T

A técnica do CAR-T consiste em modificar as células de defesa do corpo do próprio paciente para que elas combatam o tumor. A remissão ocorre quando, após o tratamento, não se detectam mais células cancerígenas no corpo do paciente. Após cinco anos sem a aparição de cânceres, já é possível falar em cura.

4 imagens
Após passar por terapia CAR-T, o paciente teve alta médica no último dia 23/5
Primeiros exames mostravam estado avançado do câncer
Com uso de células modificadas de seu próprio organismo, paciente alcançou a remissão
1 de 4

Paulo Peregrino, 61, teve remissão completa de seu linfoma em apenas um mês de terapia celular

Instagram/dr.vandersonrocha
2 de 4

Após passar por terapia CAR-T, o paciente teve alta médica no último dia 23/5

Instagram/dr.vandersonrocha
3 de 4

Primeiros exames mostravam estado avançado do câncer

Instagram/Paulocfperegrino
4 de 4

Com uso de células modificadas de seu próprio organismo, paciente alcançou a remissão

Instagram/Paulocfperegrino

 

Outros pacientes

A história de Paulo é uma entre as 13 histórias de sucesso de pacientes que passaram pela terapia celular desde a implantação da pesquisa . Todos tiveram uma redução de ao menos 60% de seus tumores e, em nove deles, houve uma remissão completa do câncer.

Ainda este ano, outros 75 pacientes devem ser beneficiados para que se atinja a cota mínima necessária para a autorização da Anvisa.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?