Cápsulas mastigáveis para higiene bucal funcionam? Dentista explica
As cápsulas mastigáveis surgiram no rol de produtos inovadores para saúde bucal. Saiba se elas funcionam e até onde seu uso é recomendado
atualizado
Compartilhar notícia
Já faz algum tempo que o mercado de higiene bucal ultrapassou os limites de produtos como escovas de dentes, creme e fio dental, e enxaguantes bucais. A cada dia surgem novas invenções do mercado, como é o caso das cápsulas mastigáveis. Mas será que elas realmente funcionam?
A dentista Ilana Marques, da IGM Odontopediatria, explica que as cápsulas mastigáveis para higiene bucal contêm ingredientes destinados a promover a saúde bucal quando mastigados e misturados com saliva.
“Geralmente, contêm agentes como bicarbonato de sódio, flúor e outros ingredientes que ajudam a neutralizar ácidos, combater bactérias e refrescar o hálito. Eles oferecem uma alternativa conveniente para a higiene bucal quando escovar os dentes não é uma opção imediata”, afirma.
Cápsulas mastigáveis funcionam?
De acordo com Ilana, as cápsulas mastigáveis para higiene bucal podem ajudar a refrescar o hálito e fornecer alguma limpeza temporária, mas não substituem completamente a escovação e o uso de fio dental.
“Elas geralmente contêm ingredientes como bicarbonato de sódio e flúor, que podem ajudar a neutralizar ácidos e combater bactérias. Mas é importante usá-las como complemento, não como substituto para uma rotina completa de cuidados bucais”, enfatiza a especialista.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!