metropoles.com

Cápsula de cafeína pode ser pré-treino? Especialista explica riscos

Enfermeira de 23 anos relata no TikTok quase ter tido um ataque cardíaco após usar cápsulas de cafeína como pré-treino. Veja os riscos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto mostra comprimido de suplemnento de cafeína sobre grãos de café - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra comprimido de suplemnento de cafeína sobre grãos de café - Metrópoles - Foto: Getty Images

Recentemente, uma enfermeira de 23 anos relatou no TikTok que foi parar no hospital após consumir cápsulas de cafeína, utilizadas como pré-treino. Andressa Mello contou que quase teve um ataque cardíaco depois de ingerir o suplemento. “Parecia que meu coração ia sair pela boca”, relatou.

O caso chamou atenção acendendo um alerta para os riscos envolvidos no uso de suplementos de cafeína como pré-treino. De acordo com a cardiologista Fernanda Trovão, do Hospital Vila Nova Star, as cápsulas de cafeína podem ter um grande impacto no organismo.

“Elas estimulam substâncias que agem diretamente no cérebro, como adrenalina, serotonina, noradrenalina, causando o aumento das funções orgânicas e inibindo a adenosina, que é uma substância que causa cansaço e fadiga no cotidiano”, afirma.

Cafeína pode ser pré-treino?

A cardiologista aponta que, muitas vezes, a cafeína é usada como pré-treino sem uma indicação médica formal. “E juntamente com os efeitos fisiológicos dos exercícios, elas podem causar tremores, palpitações, batimentos cardíacos acelerados, tontura, insônia, irritabilidade, causando um efeito paradoxal, além de efeitos irritativos no estômago e no intestino”, alerta.

Por isso, antes do uso, a especialista pede atenção e cuidado. É preciso saber se realmente há indicação para usar a cafeína, e se não tem nenhuma doença de base que possa potencializar os efeitos e causar algum dano, como arritmias, ou até mesmo morte súbita.

“Além disso, pacientes que têm doença coronária, como infarto, não podem utilizar porque aumenta a frequência cardíaca, precisando de um metabolismo cardiológico, o que muitas vezes o coração não está compensado”, acrescenta.

Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?