Cansados das restrições da pandemia, alemães estão aflitos por vacina
Médicos dizem que pessoas fora dos grupos prioritários recorrem aos centros de vacinação com a esperança de poderem viajar nas férias
atualizado
Compartilhar notícia
A ansiedade para ter direito a uma vacina contra a Covid-19 está deixando a população da Alemanha à flor da pele, segundo médicos locais. Enquanto o país segue uma campanha de vacinação que prioriza os grupos vulneráveis, os mais jovens parecem frustrados com o bloqueio nacional que já dura seis meses.
A vice-chefe da Associação de Médicos de Família, Anke Richter-Scheer, disse ao grupo de mídia Funke, nesta quarta-feira (12/5), que a pressão sobre os centros de imunização e consultórios médicos está enorme.
Mesmo as pessoas que ainda não podem se vacinar – segundo a fila definida pelo governo – estão indo até aos consultórios em busca dos imunizantes, com o humor cada vez mais agressivo.
Outras que já receberam a primeira dose tentam antecipar o reforço para poder aproveitar as férias de verão do hemisfério norte ou se livrar da exigência dos testes de detecção da Covid-19.
O governo espera ampliar a campanha de vacinação para toda a população adulta em junho. Aproximadamente 30% da população da Alemanha já recebeu ao menos uma dose de um dos imunizantes disponíveis; 10% já está totalmente vacinada.
A redução do número de casos e mortes diárias provocadas pela doença fez com que alguns estados, incluindo a capital Berlim, anunciassem planos para flexibilizar as restrições impostas para conter a transmissão do novo coronavírus para os próximos dias, segundo a agência Reuters.
Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam: