metropoles.com

Canja de galinha funciona mesmo contra a gripe? Pesquisador comenta

Pesquisador em nutrição dos Estados Unidos destaca funções da canja de galinha contra a gripe e aponta os ingrediente ideais do prato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida de Canja de galinha em prato branco - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Canja de galinha em prato branco - Metrópoles - Foto: Divulgação

Uma das formas mais conhecidas de remediar a gripe é por meio da canja de galinha. A sopa de frango com legumes e macarrão é extremamente nutritiva e promete fortalecer o sistema imunológico. Mas o caldo pode de fato combater um resfriado? Ou seria apenas um placebo que beneficia o psicológico da pessoa doente?

Segundo o pesquisador em nutrição Colby Teeman, da Universidade de Dayton, dos Estados Unidos, a canja pode realmente ajudar combater a gripe e até o sabor forte e o cheiro da dela são importantes para a recuperação. “Quando atendo pacientes com doenças respiratórias superiores, percebo que muitos deles de repente comem menos ou não comem nada”, analisa, em artigo publicado no site de divulgação científica The Conversation.

“Isso ocorre porque as doenças agudas desencadeiam uma resposta inflamatória que pode diminuir o apetite. Não sentir vontade de comer significa que é improvável que você obtenha a nutrição necessária, o que dificilmente é uma receita ideal para a saúde imunológica e a recuperação de doenças. É aí que entra a canja de galinha”, explica Teeman.

As sopas de frango, geralmente, são recheadas de ingredientes que estimulam o apetite e impedem a desnutrição do paciente. “Estudos mostram que pessoas doentes dificilmente conseguem dar apenas uma colherada em um caldo”, aponta o pesquisador.

6 imagens
As sementes de girassol, assim como as castanhas, são ricas em selênio e espermidina
As castanhas são um superalimento
A vitamina C presente nas frutas cítricas, como o limão, a laranja e a tangerina, também fortalece o sistema imune
Gorduras boas também ajudam o sistema imunológico a funcionar melhor
A batata doce também está na lista de alimentos que favorecem a imunidade, pois é rica em vitamina A
1 de 6

O salmão é rico em ômega 3

Pixabay
2 de 6

As sementes de girassol, assim como as castanhas, são ricas em selênio e espermidina

Istock
3 de 6

As castanhas são um superalimento

iStock
4 de 6

A vitamina C presente nas frutas cítricas, como o limão, a laranja e a tangerina, também fortalece o sistema imune

Nery Montenegro - Unsplash
5 de 6

Gorduras boas também ajudam o sistema imunológico a funcionar melhor

Pixabay
6 de 6

A batata doce também está na lista de alimentos que favorecem a imunidade, pois é rica em vitamina A

Unsplash

Ele acrescenta ainda que o prato pode melhorar a digestão, pois o cérebro detecta o valor nutritivo contido no prato e entende a situação como reforço positivo.

“Isso pode reduzir os sintomas gastrointestinais que muitas pessoas experimentam quando estão indispostas. Embora a maioria dos pacientes não associe infecções respiratórias superiores a sintomas gastrointestinais, pesquisas em crianças descobriram que o vírus da gripe aumentou os sintomas de dor abdominal, náusea, vômito e diarreia”, afirma Teeman.

Desentope nariz

O quadro gripal provoca uma mudança no comportamento celular. Os glóbulos brancos, por exemplo, que são parte do sistema imunológico, migram para o tecido inflamado para ajudar na recuperação. As regiões mais afetadas, geralmente, são as vias respiratórias.

Segundo Teeman, o reforço nutricional da canja de galinha pode auxiliar os glóbulos brancos no movimento para os tecidos inflamados e, por isso, é capaz de ajudar a desentupir o nariz de alguém gripado, por exemplo.

Ingredientes da canja de galinha

O pesquisador alerta para o preparo ideal do prato. Versões ultraprocessadas e pré prontas do caldo de frango carecem de antioxidantes importantes, que são melhores aproveitados nas versões caseiras do prato. Algumas opções industriais, por exemplo, são desprovidas de vegetais e possuem conservantes que contribuem para a inflamação do organismo.

Para Teeman, a canja de galinha ideal possui, além do frango, macarrão como fonte de carboidratos de fácil digestão, que será convertido em energia pelo corpo, combatendo a indisposição da pessoa doente.

A sopa deve conter ainda ervas e temperos, como pimenta e alho, que auxiliam na redução e eliminação do muco. Cenoura, aipo e alho fresco, por sua vez, oferecem vitaminas e mais carboidratos.

“O ideal é servir a canja quente, pois aumentar a temperatura do corpo significa aquecer as vias nasais para eliminar o muco. Mas lembre-se: o prato é um reforço, não uma cura. Não existe cura definitiva, e sim um tratamento. Comer bem nunca é demais”, afirma o pesquisador.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?