Canelite: saiba como reconhecer, evitar e tratar a inflamação
Você sente dor intensa na canela durante exercícios e sensação de fraqueza nas pernas? Pode ser a canelite, uma inflamação na região
atualizado
Compartilhar notícia
A canelite, nome pelo qual é popularmente conhecida a síndrome do estresse tibial medial (SETM), é um problema de saúde que causa bastante desconforto. A inflamação na parte inferior da perna pode trazer bastante dor e, por isso, é essencial saber como reconhecer, evitar e tratar a condição.
Segundo a fisioterapeuta Rogéria Franco, a canelite é causada pelo uso excessivo dos músculos, tendões e tecido ósseo da região. Pessoas que fazem treinos de corrida inadequados ou que acabaram de aumentar a intensidade ou duração de seus exercícios são as mais afetadas.
A fraqueza dos músculos anteriores da perna também pode ser um fator importante. “O uso excessivo de salto alto no dia a dia também pode provocar um desequilíbrio entre os músculos anteriores e posteriores da perna, tendo possibilidade de causar canelite”, complementa a profissional.
A seguir, saiba mais sobre essa inflamação e como se livrar dela:
Sintomas
O principal sintoma são as dores intensas na região ao se movimentar. Todavia, há outros, como: fraqueza nas pernas, irregularidades na palpação e edema leve na perna. Ao reconhecer esses sinais, é essencial buscar um profissional para uma análise.
Além de considerar os sintomas, o especialista pode pedir exames, como a ressonância magnética, para fazer o diagnóstico correto.
Saiba como se prevenir e tratar a canelite no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!