Candidíase é mais frequente no verão. Saiba sintomas e como evitar
Altas temperaturas e ida à praia ou piscina contribuem para o surgimento da candidíase. Saiba o que fazer para evitar o quadro
atualizado
Compartilhar notícia
As recentes ondas de calor somadas à proximidade do verão são um convite para aproveitar um dia ensolarado na praia ou na piscina. No entanto, a chegada da estação mais quente do ano também está associada com o aumento dos casos de candidíase nas mulheres.
Segundo a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), cerca de 75% das mulheres são afetadas pela doença, aumentando a recorrência durante a estação por conta da alta umidade presente nos ambientes.
Por que a candidíase é comum no verão?
A infecção é bem mais comum durante a estação por conta das condições climáticas que são mais favoráveis ao crescimento do fungo Cândida, que se multiplica em ambientes quentes e úmidos, explica o médico ginecologista André Vinícius.
Quais são os sintomas da candidíase?
O sintoma mais conhecido da candidíase, e também o que mais gera desconforto entre as mulheres, é a coceira. Além disso, a paciente pode apresentar inchaço, corrimento espesso e branco e incômodo durante a relação sexual e ao urinar.
Leia mais sobre o assunto no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.