Candidíase: quais as causas e como combater o problema
A candidíase é bastante comum, mas pode mascarar problemas de saúde. Veja o que pode desencadear o problema
atualizado
Compartilhar notícia
A candidíase vaginal é uma infecção ginecológica muito comum na vida das mulheres. Ela é causada pelo crescimento do fungo Candida albicans na região vaginal. O maior sintoma é o corrimento esbranquiçado ou amarelo esverdeado da vagina, além ardência, coceira, inchaço e vermelhidão na região próxima à vulva.
A ginecologista e membro da AMCR (Associação Mulher, Ciência e Reprodução Humana do Brasil), Mari Neide Ausani, afirma que a doença incômoda é um motivo frequente da visita de pacientes ao consultório. Para tratar o problema, no entanto, é preciso combater a sua causa.
“Muitas vezes, a candidíase é a ponta do iceberg para mostrar uma série de outros problemas de saúde. É preciso entender o que está acontecendo com o nosso corpo, caso contrário a doença pode voltar na primeira oportunidade”, revela a médica.
Candidíase pode ser ponta do iceberg
Segundo a ginecologista, para entender como a candidíase ocorre, é preciso conhecer como é o ecossistema dentro da vagina. “Ela possui lactobacilos e secreções vaginais que protegem a mulher das vulvovaginites. Quando há uma agressão ao nosso ecossistema vaginal, o epitélio que reveste a vagina vai descamar em forma de secreção sebácea”, explica.
Leia mais sobre a doença no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.