metropoles.com

Homem tem pênis amputado após 1 semana de ereção por conta de câncer

Caso ocorreu na Indonésia e revelou um raro tipo de priapismo maligno causado por um câncer renal metastático. Homem sobreviveu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto mostra homem apertando o pênis e contorcido de dor. Close-up de um homem com as mãos segurando a virilha, conceito de infecção do trato urinário, síndrome da bexiga dolorosa e cistite intersticial - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra homem apertando o pênis e contorcido de dor. Close-up de um homem com as mãos segurando a virilha, conceito de infecção do trato urinário, síndrome da bexiga dolorosa e cistite intersticial - Metrópoles - Foto: Getty Images

Um homem de 63 anos teve o pênis amputado após passar uma semana com ele ereto. A rigidez era sintoma de um raro tipo de metástese de um câncer renal.

Segundo relato dos médicos da Universidade de Udayana, da Indonésia, o homem sentia dores intensas no pênis quando chegou ao hospital e o sangue retido no órgão já não circulava, o que obrigou a realização da amputação total. O caso foi publicado no Urology Case Reports em julho deste ano.

O homem havia descoberto que tinha um grave caso de câncer renal duas semanas antes de sofrer o priapismo, termo médico para designar qualquer ereção que dure mais de quatro horas.

Médicos tentaram salvar o pênis

Os médicos tentaram aspirar o sangue acumulado no pênis e também aplicaram injeções para reverter a rigidez do órgão, mas os métodos não funcionaram. Como a saúde do paciente poderia ser comprometida, a decisão foi pela amputação.

A biópsia realizada no órgão após a retirada mostrou que as células cancerosas do rim haviam ido parar no pênis e se infiltrado nos corpos cavernosos e esponjosos do órgão, o que comprometeu o tecido do órgão sexual.

Após a cirurgia, o homem começou um tratamento radio e quimioterápico para tentar conter o avanço do câncer renal. Após três meses, o corpo dele já havia cicatrizado e o sistema urinário não estava comprometido.

Segundo a equipe médica, a associação entre o câncer renal e o câncer de pênis é pouco conhecida da medicina. “Estudos relacionados a metástases renais, principalmente entre testículos e pênis, ainda são escassos”, apontaram os urologistas que atenderam o caso.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?