Câncer: entenda como acontece a doença, os tipos e como evitá-la
Doença é uma das mais comuns do mundo, e pode afetar vários órgãos e tecidos. Sem tratamento, pode levar à morte do paciente
atualizado
Compartilhar notícia
O câncer é uma das doenças mais comuns no mundo inteiro. Maligna, a condição pode acontecer em vários órgãos e tecidos e, sem tratamento, pode levar à morte do paciente. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, a cada ano, 309 mil homens e 316 mil mulheres no Brasil sejam diagnosticados com alguma neoplasia.
Mas o que é, exatamente, um câncer? De acordo com o instituto, a doença é definida por um “crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância”.
Por diversos fatores, incluindo os genéticos e o estilo de vida, uma célula passa por uma mutação genética, e passa a funcionar de maneira errada. Caso o contato se cesse (a pessoa pare de fumar, por exemplo), muitas vezes o processo cancerígeno é interrompido, e a célula volta a funcionar normalmente.
“As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes tornam-se oncogenes, responsáveis por transformar as células normais em células cancerosas”, explica o site do Inca.
A divisão acontece de forma agressiva e incontrolável, criando aglomerados de células que são denominadas tumores. Os grupos normalmente conseguem formar novos vasos sanguíneos para garantir sua nutrição e crescimento.
Quando o câncer se inicia em tecidos epiteliais, como a pele, a membrana que cobre os órgãos, ou as mucosas, recebe o nome de carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos, como ossos, músculos ou cartilagem, é chamado de sarcoma.
As células cancerígenas também podem se desgrudar do tumor e se deslocar pelo corpo, invadindo tecidos vizinhos ou viajando pela corrente sanguínea ou linfática até atingir outros órgãos — este processo é chamado de metástase.
Quando chegam a um tecido, as células cancerígenas substituem as normais e, por não serem especializadas, pouco a pouco os tecidos vão perdendo sua função. Quando no pulmão, por exemplo, podem causar alterações respiratórias e consequente morte de parte do órgão.
O corpo não se defende do câncer?
Quando células normais se dividem de forma errada, os mecanismos de defesa do corpo se organizam e as eliminam.
Segundo o Inca, distúrbios na produção de substâncias especializadas em regular o crescimento e amadurecimento de células, bem como na atividade dos linfócitos que atacam as células cancerígenas, podem causar várias doenças, inclusive o câncer — com a defesa inutilizada, as células malignas podem se multiplicar sem qualquer interrupção.
Tipos de câncer
O câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas alguns órgãos são mais acometidos pela doença do que outros. Há também diversos tipos de tumores mais ou menos agressivos, dependendo de onde começam. Confira alguns dos cânceres mais comuns, de acordo com o instituto:
- Anal
- Bexiga
- Boca
- Colo do útero
- Corpo do útero
- Esôfago
- Estômago
- Fígado
- Infantojuvenil
- Intestino
- Laringe
- Leucemia
- Linfoma de Hodgkin
- Linfoma não Hodgkin
- Mama
- Ovário
- Pâncreas
- Pele melanoma
- Pele não melanoma
- Pênis
- Próstata
- Pulmão
- Cérebro e medula espinhal
- Testículo
- Tireoide
Como é o tratamento
Em geral, o tratamento passa por cirurgia, quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea, imunoterapia ou terapia-alvo. O curso de ação contra a doença depende da saúde do paciente e da situação do câncer, e muitas vezes o médico pode combinar várias opções para otimizar o tratamento.
Como prevenir
De acordo com o Inca, pelo menos 30% dos casos de câncer podem ser evitados com mudanças no estilo de vida. Alimentação saudável, prática regular de atividade física, redução no consumo de carnes processadas, bebidas alcoólicas e cigarro podem evitar pelo menos 12 tipos de tumores, por exemplo.
Outro fator importante é a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos entre 11 e 14, assim como contra a hepatite B para toda a população — os imunizantes diminuem as chances de câncer de colo de útero e do fígado, respectivamente.
Evitar a exposição ao sol sem proteção solar adequada também está entre os itens importantes para prevenir o desenvolvimento do câncer de pele, por exemplo.
No mais, é essencial fazer exames de rastreamento periódicos e procurar um médico assim que perceber qualquer sintoma estranho.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.