metropoles.com

Câncer e maternidade: é seguro interromper tratamento para engravidar?

Estudo mostra que interrupção temporária da terapia hormonal para engravidar não aumenta os risco de recidiva do câncer de mama

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida: gestante com lenço na cabeça é abraçada por homem - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: gestante com lenço na cabeça é abraçada por homem - Metrópoles - Foto: Getty Images

O tratamento do câncer pode ser um caminho longo, que se estende por mais de uma década quando envolve terapias hormonais para evitar a recidiva do tumor. Para as mulheres que sonham em engravidar e descobrem o câncer de mama depois dos 35 anos, este pode ser um momento decisivo para a fertilidade.

Um estudo internacional, liderado por uma cientista da Harvard Medical School e Dana–Farber Cancer Institute, ambos nos Estados Unidos, foi publicado em 4 de maio no The New England Journal of Medicine e traz uma nova esperança para essas pacientes. Os pesquisadores afirmam que a interrupção temporária da terapia endócrina para tentar uma gestação é segura, e não aumenta o risco do retorno da doença.

É a primeira vez que um estudo avalia a possibilidade de interrupção da terapia hormonal para pacientes tentarem a gestação. “Esse é um grande estresse para as mulheres com câncer de mama que estão em terapia endócrina. Muitas têm medo que o tumor retorne e isso nunca tinha sido avaliado de uma maneira direta”, afirma o oncologista Gustavo Fernandes, que não esteve envolvido na pesquisa.

O médico e diretor nacional de Oncologia na Rede DASA vê um futuro promissor para a abordagem do tratamento do câncer de mama. Segundo Fernandes, a gestação é um fenômeno muito desafiador para o sistema endócrino e que poderia influenciar no tumor. Por isso, sempre foi um medo dos médicos e das pacientes.

Terapia endócrina

A terapia endócrina é um tratamento anti-hormonal que reduz a ação do estrógeno no corpo da mulher, diminuindo o risco de recorrência do tumor. Ela é indicada para pacientes com câncer de mama com receptor de estrógeno positivo. Embora alguns protocolos admitam um protocolo de três anos, o tempo habitual varia entre cinco e dez anos.

Até então, era indicado que as pacientes aguardassem pelo fim da terapia endócrina para tentar uma gestação. Assim, mulheres que iniciassem o procedimento aos 35 anos deveriam esperar até os 40 ou 45 anos para tentar engravidar, inviabilizando a maternidade para algumas.

Estudo

O estudo foi focado em mulheres em idade reprodutiva – com até 42 anos – e histórico de tumor de mama de estágio um, dois ou três (entre precoce e avançado). Elas haviam recebido a terapia endócrina por um período de 18 a 30 meses (entre um ano e meio e dois anos e meio) e puderam interromper o tratamento para tentar gestar.

Entre as 497 mulheres acompanhadas, 368 (74%) tiveram pelo menos uma gravidez. Ao todo, nasceram 365 bebês. Em três anos, a incidência de eventos de câncer de mama foi de 8,9% entre as que interromperam o tratamento e 9,2% no grupo de controle.

Ficou constatado que a pausa no tratamento não aumentou o risco de o câncer voltar em curto prazo, em comparação às mulheres que não interromperam a terapia. Os médicos destacam a necessidade de acompanhamento das pacientes a longo prazo para informar a segurança da abordagem.

“Esses resultados abrem uma janela clara, confortável e baseada em evidência para que mulheres jovens com diagnóstico de câncer de mama, em tratamento complementar, possam interromper o tratamento e tentar gestar. Preenche uma lacuna incrível na literatura médica, traz muita segurança para o cuidado e uma possibilidade de realizar um sonho importante para a vida de muitas mulheres”, afirma Fernandes.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?