Câncer de rim é muitas vezes silencioso e letal. Saiba os sintomas
Autoridades de saúde alertam para as particularidades do câncer de rim, que costuma ser silencioso por se desenvolver lentamente
atualizado
Compartilhar notícia
Durante o terceiro mês do ano, diversas campanhas alertam sobre os mais variados problemas de saúde. Uma delas é o Março Vermelho, mês de conscientização e combate ao câncer de rim.
A doença é silenciosa e ocorre com mais frequência nos homens a partir dos 50 anos. Com o diagnóstico precoce, há uma alta chance de cura. Por isso, divulgar informações sobre o assunto é tão importante.
O câncer de rim se caracteriza pelo desenvolvimento desordenado e acelerado de células tumorais em um dos rins. Apesar de representar apenas 2 a 3% dos casos de câncer em adultos no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), o índice de mortalidade é o mais preocupante. A taxa de mortalidade desse tipo de tumor é de cerca de 50%.
De acordo com o Instituto Vencer o Câncer, poucos tumores malignos apresentam velocidade de crescimento tão variável quanto os de rim. Por isso, é muito difícil prever a evolução da doença. Em alguns pacientes, o tumor se desenvolve de forma lenta durante anos. Em outros, o crescimento é rápido, evoluindo para metástase em poucos meses.
Sintomas de câncer de rim
Observar os sinais de anormalidade que o corpo apresenta é a base para manter a saúde em dia. Por isso, aconselhamos a procurar ajuda médica caso perceba a recorrência de:
- Presença de sangue na urina;
- Dores na região lombar;
- Emagrecimento;
- Diminuição do apetite;
- Cansaço;
- Palidez;
- Febre ocasional.
Saiba mais sobre o assunto no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.