metropoles.com

Câncer de mama: 6 em cada 10 brasileiras conhecem formas de prevenção

A boa notícia vem de pesquisa realizada pela AC Camargo. No entanto, quase 30% das entrevistadas nunca fez exames de rastreio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto da mão de uma mulher segurando a fita rosa e usa camisa para apoiar a vida e a doença das pessoas. com câncer de mama Metrópoles
1 de 1 Foto da mão de uma mulher segurando a fita rosa e usa camisa para apoiar a vida e a doença das pessoas. com câncer de mama Metrópoles - Foto: Getty Images

Seis em cada dez brasileiras afirmam conhecer formas de prevenção contra o câncer de mama, segundo tipo de câncer mais recorrente entre elas. Quase 30% das entrevistadas, no entanto, não está em dia com os exames de rastreamento.

As conclusões são da pesquisa feita pela AC Camargo em parceria com a Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados, no Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção da doença. O levantamento foi realizado com 1.036 mulheres de todo o país, com idade a partir de 16 anos, entre 18 e 24 de setembro.

Segundo a pesquisa, 59% das entrevistadas já fizeram o autoexame, por meio do toque, enquanto 53% já fizeram uma mamografia. Além disso, 28% nunca fizeram nenhum dos dois, sendo 25% delas pertencentes à faixa etária com maior incidência de risco (acima dos 40 anos).

Segundo os dados, a menor adesão aos check-ups de rotina ocorre entre as mulheres adultas mais jovens, com menor renda e moradoras das regiões Norte e Centro-Oeste.

“A pesquisa indica que apesar de haver algum grau de conscientização sobre formas de prevenir a doença e de acesso aos exames, especialmente entre as mulheres com mais de 40 anos, onde a recomendação da mamografia começa a ser importante, ainda há muitos desafios para prevenção”, afirma Fabiana Makdissi, Líder do Centro de Referência em Tumores de Mama do A.C.Camargo Cancer Center.

Estimativa de novos casos para 2024

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 74 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados em 2024. Conhecer os sintomas, métodos de prevenção e as opções de tratamento é essencial é essencial para reduzir o impacto da doença.

Em entrevista anterior ao Metrópoles, o ginecologista e especialista em reprodução humana Arnaldo Cambiaghi, que atende em São Paulo, ressaltou a importância dos exames de rastreamento.

“A prevenção é fundamental, pois esse câncer pode ser silencioso e não apresentar sintomas evidentes. Somente por meio de exames preventivos é possível realizar o diagnóstico, e quando a doença é detectada precocemente, as chances de cura aumentam significativamente”, apontou o médico.

Sintomas do câncer de mama

Esse câncer pode afetar apenas uma ou as duas mamas. Além disso, há possibilidade de se estender também à glândulas nas axilas e regiões adjacentes.

Os principais sintomas de câncer de mama são:

  • Presença de nódulos palpáveis;
  • Dor na região;
  • Aumento da temperatura dos seios;
  • Alterações na textura do mamilo;
  • Irritação da pele;
  • Inchaço.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?