Câncer de mama: 6 em cada 10 brasileiras conhecem formas de prevenção
A boa notícia vem de pesquisa realizada pela AC Camargo. No entanto, quase 30% das entrevistadas nunca fez exames de rastreio
atualizado
Compartilhar notícia
Seis em cada dez brasileiras afirmam conhecer formas de prevenção contra o câncer de mama, segundo tipo de câncer mais recorrente entre elas. Quase 30% das entrevistadas, no entanto, não está em dia com os exames de rastreamento.
As conclusões são da pesquisa feita pela AC Camargo em parceria com a Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados, no Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção da doença. O levantamento foi realizado com 1.036 mulheres de todo o país, com idade a partir de 16 anos, entre 18 e 24 de setembro.
Segundo a pesquisa, 59% das entrevistadas já fizeram o autoexame, por meio do toque, enquanto 53% já fizeram uma mamografia. Além disso, 28% nunca fizeram nenhum dos dois, sendo 25% delas pertencentes à faixa etária com maior incidência de risco (acima dos 40 anos).
Segundo os dados, a menor adesão aos check-ups de rotina ocorre entre as mulheres adultas mais jovens, com menor renda e moradoras das regiões Norte e Centro-Oeste.
“A pesquisa indica que apesar de haver algum grau de conscientização sobre formas de prevenir a doença e de acesso aos exames, especialmente entre as mulheres com mais de 40 anos, onde a recomendação da mamografia começa a ser importante, ainda há muitos desafios para prevenção”, afirma Fabiana Makdissi, Líder do Centro de Referência em Tumores de Mama do A.C.Camargo Cancer Center.
Estimativa de novos casos para 2024
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 74 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados em 2024. Conhecer os sintomas, métodos de prevenção e as opções de tratamento é essencial é essencial para reduzir o impacto da doença.
Em entrevista anterior ao Metrópoles, o ginecologista e especialista em reprodução humana Arnaldo Cambiaghi, que atende em São Paulo, ressaltou a importância dos exames de rastreamento.
“A prevenção é fundamental, pois esse câncer pode ser silencioso e não apresentar sintomas evidentes. Somente por meio de exames preventivos é possível realizar o diagnóstico, e quando a doença é detectada precocemente, as chances de cura aumentam significativamente”, apontou o médico.
Sintomas do câncer de mama
Esse câncer pode afetar apenas uma ou as duas mamas. Além disso, há possibilidade de se estender também à glândulas nas axilas e regiões adjacentes.
Os principais sintomas de câncer de mama são:
- Presença de nódulos palpáveis;
- Dor na região;
- Aumento da temperatura dos seios;
- Alterações na textura do mamilo;
- Irritação da pele;
- Inchaço.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!