Câncer de intestino: Emílio Surita fala sobre estado de saúde
Apresentador de 61 anos voltou ao programa Pânico após afastamento para cuidar da saúde. Emílio informou que seguirá em tratamento
atualizado
Compartilhar notícia
Emílio Surita, 61 anos, voltou ao Pânico, na Jovem Pan, após passar mais de uma semana distante do programa. A ausência do apresentador teria ocorrido em decorrência de uma internação após o diagnóstico de câncer no intestino.
“Eu tive um problema de saúde, estava praticamente recuperado, aí Dadá [o jornalista Odair del Pozzo] mandou uma notícia quando eu já estava recebendo alta. Estou bem, estou tranquilo, vou fazer todo o tratamento, mas estou perfeito. Exames bons, deu tudo certo”, disse Emílio no início do programa de quarta-feira (17/5).
Câncer de intestino
O câncer de intestino, chamado também de câncer do cólon e do reto, é um tumor que se desenvolve no intestino grosso. A doença quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino. Por isso, é possível prevenir o surgimento de câncer, já que, ao retirar o pólipo, evita-se que ele se transforme em câncer.
“A colonoscopia pode encontrar esses pólipos quando ainda são benignos e retirá-los evitando o surgimento de um câncer. Nesse estágio de pequenos pólipos raramente aparecem sintomas no paciente, por isso a importância da realização da colonoscopia de rastreio, mesmo que não tenha sintoma algum, a partir dos 45 anos”, afirma a médica coloproctologista Bruna Bavaresco, do Hospital e Clínica São Gonçalo.
Para ler mais, acesse o portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.