Câncer de estômago: saiba como prevenir doença que matou Paula Borgo
A jogadora de vôlei morreu aos 29 anos, em razão de um câncer de estômago. Maioria dos tumores está relacionada ao estilo de vida
atualizado
Compartilhar notícia
A jogadora de vôlei Paula Borgo, de 29 anos, faleceu na quinta-feira (11/5), vítima de um câncer de estômago. A atleta lutava há oito meses contra a doença. O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, desenvolve-se lentamente e, raramente, apresenta sintomas nas fases iniciais.
Os fatores mais ligados ao desenvolvimento do câncer de estômago estão relacionados ao estilo de vida. Sobrepeso, consumo de álcool, de alimentos muito salgados e tabagismo, além de infecções pré-existentes (incluindo por H. pylori) são considerados fatores de risco.
No caso de Paula, que era atleta e seguia um estilo de vida saudável, o câncer provavelmente teve origem genética.
Entre as recomendações do Instituo Nacional do Câncer para prevenir o câncer de intestino estão:
- manter o peso corporal adequado;
- evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- evitar o consumo de alimentos salgados ou preservados em sal;
- não fumar.
Os alimentos mais perigosos, segundo o médico gastroenterologista Lucas Nova, que atende em Brasília, são as frituras e as carnes processadas.
Por outro lado, alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais, colaboram para a saúde do estômago. “Alimentos ricos em fibras protegem o organismo. As frutas ricas em vitamina C, que são antioxidantes poderosos, também funcionam como aliadas da saúde do estômago”, esclarece o gastroenterologista.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.