metropoles.com

Câncer adrenal infantil: sinais podem ser confundidos com puberdade

Por ter como sintomas a acne e aumento de pelos, o diagnóstico do carcinoma adrenal pode atrasar muito e comprometer o tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FatCamera
Médica de joelhos em frente a paciente em cadeira de rodas
1 de 1 Médica de joelhos em frente a paciente em cadeira de rodas - Foto: FatCamera

Um dos cânceres infantis mais raros, o carcinoma adrenal é considerado de difícil identificação. Estima-se que um ou dois pacientes a cada um milhão sofra com a condição, que geralmente afeta crianças com 1 a 2 anos de idade, entre 7 e 16 anos, e adultos com mais de 50 anos.

Um dos principais complicadores do câncer adrenal é que os sinais são muito parecidos com os da puberdade precoce, o que pode atrasar o diagnóstico, permitindo o crescimento e avanço do tumor.

A doença

O câncer adrenal tem origem no córtex da própria glândula, que fica localizada acima dos rins. Ela é responsável pela produção de alguns hormônios essenciais, como o cortisol, aldosterona, adrenalina e noradrenalina.

A condição pode ser desencadeada por motivos genéticos, mas muitos casos são idiopáticos, ou seja, surgem espontaneamente e sem doenças familiares associadas.

Sintomas

“Os sinais podem surgir também na pré-adolescência e não apenas na infância. Logo, ao notar algum deles, é muito importante que os pais busquem um endocrinologista para que seja feito o diagnóstico correto”, explica a endocrinologista Lorena Lima Amato, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Ela alerta que os sintomas do carcinoma adrenal podem ser confundidos com os sinais tradicionais da puberdade:

  • Surgimento e o aumento de pelos;
  • Acne;
  • Engrossamento da voz;
  • Ganho de massa muscular;
  • Hipertrofia de clitóris;
  • Aumento do tamanho do pênis;
  • Oleosidade na pele;
  • Massa abdominal palpável.

A endocrinologista explica que as mudanças acontecem porque a glândula adrenal produz hormônios chamados andrógenos, que são responsáveis pelas características sexuais masculinas. Em excesso, as substâncias podem desencadear sinais de virilização na criança.

O câncer adrenal é considerado muito raro, e não se sabe exatamente quais são os fatores de risco. Os tumores adrenais nem sempre são malignos, e é importante investigar ao notar os sintomas.

Por se tratar de uma doença agressiva e de difícil identificação, o câncer adrenal infantil não tem um prognóstico positivo. Contudo, o acompanhamento profissional deve ser feito para minimizar os danos causados pela condição.

Além do diagnóstico correto, o endocrinologista pode ajudar a criança com o manejo hormonal. Já o oncologista ficará responsável pelo tratamento quimioterápico e cirúrgico para a retirada do tumor.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?