Caminhar reduz risco de demência. Saiba quantos passos são necessários
Levantamento feito com dados de mais de 78 mil pessoas mostra que caminhar diariamente reduz as chances de desenvolver demência
atualizado
Compartilhar notícia
Caminhar entre 3.800 e 9.800 passos por dia ajuda a reduzir o risco de demência. Foi o que concluiu um estudo publicado recentemente na revista científica JAMA Neurology. Na pesquisa, cientistas dinamarqueses e australianos analisaram informações de saúde de cerca de 78 mil pessoas recolhidas durante sete anos.
De acordo com os resultados, os indivíduos que deram 9.826 passos por dia apresentaram uma redução de 50% no risco de desenvolver doenças neurodegenerativas. Uma caminhada menor também mostrou benefícios: pessoas que andaram aproximadamente 3.800 passos reduziram o risco em 25%.
A intensidade da caminhada também se mostrou importante para a prevenção dos problemas de saúde. Pessoas que andavam a um ritmo superior a 40 passos por minuto, por exemplo, apresentaram redução de 57% no risco de demência com apenas 6.315 passos diários. No entanto, a maior redução na probabilidade da doença (62%) foi alcançada por pessoas que andavam em um ritmo muito rápido – de 112 passos por minuto – por pelo menos 30 minutos por dia.
Leia mais sobre o assunto no site Sport Life, parceiro do Metrópoles.