metropoles.com

Quanto tempo preciso caminhar para perder peso? Especialista esclarece

Professor de Educação Física ensina como o ato de caminhar pode resultar em emagrecimento. Exercício deve ser combinado com dieta e descanso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de mulheres caminhando no parque para perder peso - Metrópoles
1 de 1 Foto de mulheres caminhando no parque para perder peso - Metrópoles - Foto: Getty Images

Caminhar é uma atividade simples, acessível e benéfica para a saúde. Além de proporcionar momentos de relaxamento, o exercício físico funciona como um aliado para a perda de peso se estiver associado a um plano alimentar voltado ao emagrecimento.

O professor Fábio Tenório, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília, explica que, se incorporada à rotina e combinada com uma alimentação saudável, a caminhada irá contribuir para a perda de peso. Segundo ele, os resultados aparecem entre 8 e 12 semanas, tempo que o corpo leva para realizar algumas adaptações fisiológicas.

“A caminhada promove gasto calórico, mas o que irá determinar o emagrecimento é a relação entre o volume e a intensidade da caminhada, combinada ao plano alimentar”, ensina.

De acordo com o professor, uma caminhada de intensidade moderada resulta em um gasto de cerca de 300/400 calorias por hora. Com este ritmo é possível emagrecer até meio quilo por semana se a alimentação estiver adequada. “Lembrando que fatores como peso, idade, sexo e condição física podem colocar esse resultado tanto para cima como para baixo”, complementa.

Além da alimentação, outros hábitos importantes para a perda de peso são:

  • sono de qualidade;
  • gerenciamento do estresse;
  • controle das emoções.

É possível definir o corpo só com a caminhada?

O professor explica que a definição muscular depende do percentual de gordura e de massa magra no indivíduo. “A definição muscular irá ocorrer quando a atividade preponderante for a musculação. Recomendo que as pessoas em busca de perda de peso e ganho de massa magra combinem a caminhada com a musculação”, sugere.

“Quando você ingere mais calorias do que gasta, seu balanço é positivo e o resultado é o aumento do peso. Quando se ingere menos calorias do que o corpo gasta, entramos em balanço energético negativo, tendo como resultado a perda de peso corporal”, ensina.

O profissional alerta que antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos, incluindo a caminhada, é fundamental buscar profissionais de saúde para um aconselhamento seguro e eficaz.

Confira 5 benefícios de caminhar:

1 – Melhora da saúde cardiovascular
A caminhada regular ajuda a fortalecer o coração, reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea, diminuindo o risco de doenças cardíacas e derrames.

2 – Controle de peso
Ajuda a queimar calorias, o que pode contribuir para a perda de peso ou manutenção de um peso saudável. Também pode melhorar a composição corporal ao aumentar a massa muscular magra.

3 – Redução do estresse e melhora do humor
O exercício libera endorfinas, hormônios que ajudam a melhorar o humor e reduzir o estresse e a ansiedade.

4 – Fortalecimento dos ossos e músculos
A caminhada regular fortalece os músculos das pernas e aumenta a densidade óssea, ajudando a prevenir a osteoporose e outros problemas ósseos.

5. Melhora da saúde mental
Realizar atividades físicas regulares, como a caminhada, melhora a função cognitiva, aumenta a memória e reduz os sintomas de depressão e ansiedade.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?