Quanto tempo preciso caminhar para perder peso? Especialista esclarece
Professor de Educação Física ensina como o ato de caminhar pode resultar em emagrecimento. Exercício deve ser combinado com dieta e descanso
atualizado
Compartilhar notícia
Caminhar é uma atividade simples, acessível e benéfica para a saúde. Além de proporcionar momentos de relaxamento, o exercício físico funciona como um aliado para a perda de peso se estiver associado a um plano alimentar voltado ao emagrecimento.
O professor Fábio Tenório, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília, explica que, se incorporada à rotina e combinada com uma alimentação saudável, a caminhada irá contribuir para a perda de peso. Segundo ele, os resultados aparecem entre 8 e 12 semanas, tempo que o corpo leva para realizar algumas adaptações fisiológicas.
“A caminhada promove gasto calórico, mas o que irá determinar o emagrecimento é a relação entre o volume e a intensidade da caminhada, combinada ao plano alimentar”, ensina.
De acordo com o professor, uma caminhada de intensidade moderada resulta em um gasto de cerca de 300/400 calorias por hora. Com este ritmo é possível emagrecer até meio quilo por semana se a alimentação estiver adequada. “Lembrando que fatores como peso, idade, sexo e condição física podem colocar esse resultado tanto para cima como para baixo”, complementa.
Além da alimentação, outros hábitos importantes para a perda de peso são:
- sono de qualidade;
- gerenciamento do estresse;
- controle das emoções.
É possível definir o corpo só com a caminhada?
O professor explica que a definição muscular depende do percentual de gordura e de massa magra no indivíduo. “A definição muscular irá ocorrer quando a atividade preponderante for a musculação. Recomendo que as pessoas em busca de perda de peso e ganho de massa magra combinem a caminhada com a musculação”, sugere.
“Quando você ingere mais calorias do que gasta, seu balanço é positivo e o resultado é o aumento do peso. Quando se ingere menos calorias do que o corpo gasta, entramos em balanço energético negativo, tendo como resultado a perda de peso corporal”, ensina.
O profissional alerta que antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos, incluindo a caminhada, é fundamental buscar profissionais de saúde para um aconselhamento seguro e eficaz.
Confira 5 benefícios de caminhar:
1 – Melhora da saúde cardiovascular
A caminhada regular ajuda a fortalecer o coração, reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea, diminuindo o risco de doenças cardíacas e derrames.
2 – Controle de peso
Ajuda a queimar calorias, o que pode contribuir para a perda de peso ou manutenção de um peso saudável. Também pode melhorar a composição corporal ao aumentar a massa muscular magra.
3 – Redução do estresse e melhora do humor
O exercício libera endorfinas, hormônios que ajudam a melhorar o humor e reduzir o estresse e a ansiedade.
4 – Fortalecimento dos ossos e músculos
A caminhada regular fortalece os músculos das pernas e aumenta a densidade óssea, ajudando a prevenir a osteoporose e outros problemas ósseos.
5. Melhora da saúde mental
Realizar atividades físicas regulares, como a caminhada, melhora a função cognitiva, aumenta a memória e reduz os sintomas de depressão e ansiedade.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!