metropoles.com

Caminhar ou correr? Saiba qual queima mais calorias na mesma distância

Mesmo que a distância seja a mesma, o corpo tem um gasto calórico diferente durante a caminhada e a corrida

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Homem anda no parque ao ar livre Pessoas exercem estilo de vida saudável
1 de 1 Homem anda no parque ao ar livre Pessoas exercem estilo de vida saudável - Foto: Getty Images

As pessoas que têm a caminhada ou a corrida como um exercício regular geralmente estabelecem uma meta de distância. Mas será que faz diferença, em termos de quantidade de calorias queimadas, percorrer 3 quilômetros em 45 minutos ou em 20 minutos?

A resposta é sim. Correr faz com que o corpo gaste mais calorias, afirmam pesquisadores da Universidade Côte d’Azur, na França, em artigo publicado no site The Conversation.

Mesmo que a distância seja a mesma, temos um custo metabólico maior ao correr do que ao caminhar. Ou seja, consumimos mais oxigênio e produzimos mais dióxido de carbono para percorrer a mesma distância em menos tempo.

Diferença no movimento do corpo

O tipo de movimento do corpo durante os exercícios é um dos pontos que fazem diferença na balança. Ao correr, movimentamos o corpo para cima e para baixo com muito mais oscilação do que ao caminhar.

Para estabilizar este movimento vertical, os músculos dos membros inferiores precisam gerar mais força, e isso consome mais energia.

“Quando corremos, parte da energia gasta é usada para mover o nosso corpo para cima, em vez de para a frente. A energia necessária para percorrer 3 km é, portanto, maior para correr do que para caminhar”, explicam os autores do artigo.

Mulher caminha em esteira - Metrópoles
O gasto calórico é maior durante a corrida em relação à caminhada

Queima de calorias depois do exercício

Os pesquisadores explicam também que todo exercício físico causa gasto de energia imediato e também por um determinado tempo depois de finalizado. Esse gasto varia de acordo com a atividade e é mais duradouro na corrida em relação à caminhada.

“Imediatamente após correr seus 3 km, o aumento do consumo de energia (comparado ao repouso) dura vários minutos, principalmente por causa do aumento da temperatura corporal e da reposição das reservas energéticas. Esse gasto adicional após a corrida é mais do que o dobro do observado após a caminhada, devido à diferença de intensidade entre os dois exercícios”, confirmam.

Velocidade ao caminhar

As vantagens da corrida em relação à caminhada podem mudar de acordo com a velocidade que se anda.

Durante uma caminhada normal, uma pessoa anda cerca de 5 km/h. Mas quando caminhamos muito devagar, levamos mais tempo para percorrer a distância e o gasto calórico final acaba por ser maior ao concluir a atividade.

Isso ocorre porque o corpo gasta uma certa quantidade de energia por tempo – conhecida como taxa metabólica basal –, independentemente da atividade realizada.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?