Caminhada “maluca” aumenta gasto calórico em 2,5 vezes. Entenda
Para os pesquisadores, a caminhada do personagem Sr. Teabag, da série Monty Python, é a maneira ideal de melhorar o condicionamento físico
atualizado
Compartilhar notícia
Já pensou atingir a meta de atividade física diária apenas com uma caminhada de 11 minutos? Um novo estudo publicado na última quarta (21/12), na revista The BMJ, diz que é possível.
De acordo com os pesquisadores, o estilo de caminhada supereficiente consiste em se mover para frente com as pernas levemente dobradas, intercalando com chutes altos e saltos para trás.
Esse jeito nada convencional de se mover foi popularizado pelo ator britânico John Cleese, que interpretou o papel do Sr. Teabag no grupo de comédia Monty Python. Os movimentos foram apelidados de “caminhada tola”.
Método
Para chegar aos resultados, os pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, recrutaram 13 adultos saudáveis, com idades entre 22 e 71 anos. Nenhum deles tinham histórico de doenças cardíacas.
Os voluntários assistiram um vídeo do Sr. Teabag andando. Após a demonstração, fizeram três séries de caminhada, cada uma com duração de cinco minutos em um percurso interno de 30 metros.
Na primeira tentativa, os participantes caminharam em seu estilo habitual. Nas duas tentativas seguintes, foram instruídos a caminhar como o Sr. Teabag e como o Sr. Putey. A caminhada do Sr. Putey, colega de cena de Cleese, consiste no joelho esquerdo sendo levantado em um ângulo de 90 graus a cada passo alternado.
Condicionamento
Os pesquisadores verificaram que as variações exigiram um esforço significativamente maior do que o de uma caminhada normal e o gasto de energia foi cerca de 2,5 vezes maior.
O estilo de andar nada convencional também provocou um consumo de oxigênio alto, equivalente ao de um exercício de intensidade vigorosa. Os pesquisadores apontam as variações como uma excelente forma de melhorar o condicionamento cardiovascular.
De acordo com os estudiosos, substituir o andar usual pela “caminhada tola” por cerca de 12 a 19 minutos por dia aumenta o gasto diário de energia em aproximadamente 100 calorias.