Camboja registra segunda morte por gripe aviária no ano
Autoridades de Camboja registraram a 2ª morte por gripe aviária no país em 2023. A vítima foi um homem de 50 anos
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde do Camboja confirmou uma segunda morte por gripe aviária no país este ano. A vítima foi um homem de 50 anos, cuja identidade não foi revelada, e o resultado positivo para o vírus H5N1 saiu no último sábado (7/10).
Embora as autoridades não tenham esclarecido quando o paciente morreu, elas anunciaram que o caso está sob investigação. Isso inclui a busca por informações sobre como se deu a infecção e pessoas com as quais o indivíduo possa ter tido contato.
As autoridades sanitárias informaram que cerca de 50 aves, algumas pertencentes ao homem e outras a seus vizinhos, morreram recentemente. Os animais mortos foram compartilhados entre os moradores para consumo, o que aumenta a necessidade de investigação e monitoramento cuidadoso.
A morte do peciente é o 58º caso registrado de gripe aviária no Camboja nas últimas duas décadas. Em fevereiro deste ano, uma menina de 11 anos perdeu a vida devido ao mesmo vírus.
O vírus H5N1, responsável por esses casos, tem potencial pandêmico, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Embora a transmissão de humano para humano seja considerada baixa no momento, a taxa de letalidade (54%) da doença torna crucial o monitoramento do vírus.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!