Calvície de participante de reality vira assunto. Saiba sobre condição
A alopecia androgenética, conhecida como calvície, é marcada principalmente pela queda de cabelo. A condição pode afetar a autoestima
atualizado
Compartilhar notícia
Na nova temporada do reality show “Casamento às Cegas”, da Netflix, o participante Patrick Ribeiro chamou a atenção dos telespectadores por nunca tirar o boné. Em um dos episódios, o assunto entrou na conversa de um casal e um dos envolvidos revelou a verdade sobre o colega: Patrick é calvo.
Com a repercussão, ele decidiu comentar sobre o assunto no Instagram e revelou que usa boné constantemente para se sentir mais seguro.
“Pergunta de milhões: É uma forma de preconceito debochar de uma condição genética como a calvície, sendo que quem tem não escolheu e sofre com isso? Não é como em outras condições genéticas que não se enquadram no padrão social de beleza?”, escreveu.
O que é a calvíce?
A calvície, ou alopecia androgenética, é uma condição dermatológica que se manifesta pela interrupção do ciclo de crescimento dos folículos capilares, resultando na perda de cabelo.
A condição pode afetar tanto homens quanto mulheres, sendo mais frequente em homens devido à ação do hormônio testosterona.
As causas estão associadas a fatores hormonais e genéticos e ainda não são completamente compreendidas. Sabe-se, no entanto, que a cada ciclo capilar os fios se tornam mais finos e o crescimento é progressivamente comprometido, pois os folículos (bulbos) capilares se atrofiam, acelerando a queda de cabelo. Geralmente, a condição começa a se manifestar após os 40 ou 50 anos de idade.
Outros fatores que podem contribuir para a calvície incluem:
- Infecções provocadas por fungos ou bactérias;
- Traumas na região capilar;
- Hábitos compulsivos de arrancar os próprios fios de uma determinada área, como cabeça, sobrancelhas ou barba;
- Excesso de oleosidade, que provoca dermatite seborreica;
- Aplicação exagerada de produtos químicos;
- Distúrbios da tireoide;
- Má alimentação e carência de vitaminas;
- Medicamentos;
- Estresse.
Em entrevista anterior ao Metrópoles, o médico tricologista Julio Pierezan, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), afirmou que a alopecia afeta 2% da população mundial e ainda é um tema pouco discutido. Na maioria dos casos, o diagnóstico só ocorre quando a condição já está avançada.
“A alopecia é uma condição multifatorial e pode ser causada por questões genéticas, fatores externos, como estresse, problema de tireoide, deficiência ou excesso de vitamina, uso de alguns medicamentos, tração excessiva dos fios e até pelo uso de chapéus e bonés”, destacou.
Para tratar essa condição, geralmente são indicados comprimidos e xampus específicos. Em alguns casos, os transplantes de cabelo podem ser realizados para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.
Confira alguns mitos e verdades sobre a calvíce:
1 – Boné causa queda de cabelo?
Quando uma pessoa usa boné, chapéu ou touca com muita frequência existe o risco de inflamação e perda de cabelo.
Usar adereços na cabeça durante todo o dia pode causar calor excessivo e suor, potencialmente desencadeando problemas na raiz do cabelo, o que contribui para a queda dos fios.
2 – Lavar diariamente prejudica a saúde dos fios?
O tricologista diz que não existe problema em lavar os cabelos todos os dias.
“Não é o ato de massagear os fios no banho e de penteá-los que vai levar à queda. Ficar sem lavá-los vai acumular sujeira e oleosidade no couro cabeludo, o que bloqueia os folículos, evita o crescimento e agrava a queda. Então, enxágue e penteie normalmente”, explica.
3 – Alimentação inadequada provoca queda de cabelo?
Uma dieta pobre em nutrientes, além do consumo de bebidas alcoólicas, pode contribuir para a queda de cabelo, acelerando o processo natural de envelhecimento.
Por isso, é essencial priorizar uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e nutrientes como cálcio, ferro, zinco, selênio, vitaminas A, do complexo B, C, E, D e ácido fólico, entre outros. Esses nutrientes são fundamentais para fortalecer e dar brilho aos fios capilares.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!