Calor intenso: entenda o que as altas temperaturas causam no corpo
Médico explica como o calor intenso impacta o organismo e a imunidade e dá orientações para enfrentar a onda de altas temperaturas
atualizado
Compartilhar notícia
Já faz alguns dias que o Brasil todo tem enfrentado uma forte onda de calor. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta última semana de perigo para cinco estados por conta das altas temperaturas, que podem colocar o bem-estar e a saúde em risco.
Segundo o médico do esporte e nutrologista Thiago Viana, as altas temperaturas podem causar estresse térmico, que ocorre quando o corpo não consegue se resfriar adequadamente no calor extremo e, assim, pode sobrecarregar o sistema cardiovascular, afetando a imunidade.
“Uma exposição prolongada a temperaturas extremas, por exemplo, pode causar estresse no corpo, enfraquecendo o sistema imunológico causando desidratação e tornando as pessoas mais suscetíveis a infecções”, alerta o especialista.
Segundo ele, manter um estilo de vida saudável – o que inclui uma dieta equilibrada, exercícios regulares e sono adequado – é fundamental para manter um sistema imunológico robusto.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!