Fuja do calor! Saiba 5 benefícios em tomar banho gelado
Além de espantar o calor, o banho gelado tem outros benefícios para o organismo, como prevenção de micoses e recuperação muscular
atualizado
Compartilhar notícia
Desde o último domingo (12/11), o Brasil enfrenta uma onda de calor que vem desafiando a população a se manter fresquinha. As temperaturas pelo país ultrapassam os 30 ºC, o que pode afetar as noites de sono, atividades diárias, e até mesmo causar problemas de saúde.
Uma forma de driblar o calor é apelar para o banho gelado, que pode ajudar a manter a proteção da pele, segundo a dermatologista Paula Luz, da clínica Luz, de Brasília. “Quando usamos a água muito quente, podemos remover a proteção natural da nossa pele, que é formada por gorduras. A opção mais gelada ou morna permite a manutenção da barreira produzida naturalmente”, afirma.
Porém, os benefícios vão além do alívio do calor e da saúde da pele. Confira outros cinco bons motivos para colocar o chuveiro no modo verão:
1. Recuperação muscular
De acordo com o médico Lucas Albanaz, coordenador da Clínica Médica do Hospital Santa Lúcia Gama, no Distrito Federal, o banho gelado é capaz de acelerar a recuperação muscular devido à melhora do fluxo sanguíneo. “Quando temos uma lesão, usamos uma compressa de gelo para reduzir a inflamação. Em diferente proporções, o mesmo serve com o banho frio”, afirma.
2. Previne micoses
A dermatologista Paula ressalta que o calor favorece o desenvolvimento de micoses superficiais nos cabelos, pele e unhas. “Elas são causadas por fungos que gostam de calor e umidade. Para prevenir, o melhor é evitar a pele suada por um tempo prolongado, algo que pode ser resolvido com o banho frio”, afirma.
3. Acelera o metabolismo
Ao ser imerso em água fria, o corpo acelera a queima de calorias para gerar calor e energia — o famoso metabolismo. Esse processo pode ajudar na perda de peso, pois é uma das formas de atingir o déficit calórico, quando se gasta mais do que se consome.
4. Fortalece o sistema imunológico
De acordo com o clínico geral Arthur Seabra, também do Hospital Santa Lúcia, o banho gelado pode estimular a produção de células imunológicas como os glóbulos brancos. “Eles são a primeira linha de defesa do sistema imunológico contra um agente invasor”, ensina.
5. Estimula hormônios
A água gelada pode influenciar até no humor e produtividade, uma vez que o contato com o frio é capaz de ativar o sistema simpático responsável por hormônios como adrenalina e noradrenalina. Eles desempenham papel importante no reflexo de luta, fuga e resolução de problemas.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!