Cálcio: veja dicas para aumentar a absorção do mineral no corpo
A falta de cálcio não costuma dar sinais na fase inicial, mas, se a carência persiste, a fragilidade dos ossos e dos dentes aumenta
atualizado
Compartilhar notícia
O cálcio é um mineral muito importante para o organismo, especialmente, para a saúde dos ossos e do sistema nervoso. A falta dele não costuma dar sinais na fase inicial, mas, se a carência persistir, a fragilidade dos ossos e dos dentes aumenta. Também é possível que ocorram palpitações cardíacas.
Quando o déficit de cálcio dura muito tempo, problemas de saúde ainda mais sérios podem aparecer como osteopenia, osteoporose ou raquitismo.
Necessidades diárias
De acordo com a nutricionista Alessandra Feltre, consultora da empresa de produtos naturas Puravida, a necessidade diária de cálcio de um adulto corresponde a 1.000 mg diárias. Depois dos 50 anos, esse valor aumenta para 1.200 mg diárias, justamente por conta das perdas ósseas relacionadas a idade.
Essa quantidade de cálcio pode ser adquirida em duas porções de latícinios, em 30 gramas de amêndoas ou em 100 gramas de couve, por exemplo.
Além de cuidar da ingestão da quantidade recomendada, também é importante incluir na dieta nutrientes que facilitem a absorção de cálcio no corpo.
Alimentos que favorecem a absorção de cálcio
A vitamina D, por exemplo, é um nutriente que estimula o intestino a absorver o cálcio ingerido, contribuindo para aumentar a fixação dele nos ossos.
Fontes de vitamina D incluem alimentos como o óleo de fígado de peixe, fígado de boi, manteiga e gema de ovo, além da exposição adequada à luz solar.
Suplementos de vitamina D também podem ser benéficos, especialmente para aqueles com pouca exposição à luz do dia ou com deficiência comprovada desta vitamina.
O consumo de alimentos ricos em vitamina K também é importante para a fixação de cálcio. Entre eles, estão as folhas verdes escuras, especialmente brócolis, couve-de-Bruxelas, repolho roxo e verde, salsa, espinafre, agrião e couve.
Os probióticos, encontrados em alimentos fermentados ou em suplementos, também contribuem para a fixação do cálcio, uma vez que um intestino saudável é fundamental para a absorção adequada de minerais.
“É vital estar atento ao consumo de alimentos que auxiliam na absorção de cálcio e considerar suplementos quando necessário, mas também é fundamental moderar o consumo de substâncias que podem interferir nesse processo”, adverte Alessandra Feltre.
Alimentos que atrapalham a absorção de cálcio
Entre os alimentos que atrapalham a absorção de cálcio estão café, chocolate e refrigerantes, assim como proteínas em excesso, ferro, gorduras e sal.
Suplementos de cálcio, por sua vez, podem ser úteis, principalmente para pessoas com deficiência na dieta, mas devem ser consumidos sob orientação de um profissional de saúde para evitar excessos e desequilíbrios minerais.
Veja na galeria alimentos que ajudam a aumentar a imunidade:
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!