Caiu uma mosca na minha bebida. Posso tirar e tomar?
Bebida não é contaminada com o breve contato de um inseto. Na maioria das vezes, basta apenas retirá-lo
atualizado
Compartilhar notícia
Na voz de Raul Seixas, esse dilema se tornou um clássico da música brasileira. Afinal, se cair uma mosca na minha sopa, posso retirar e continuar tomando? De acordo com microbiologistas, sim.
Embora as moscas vivam de comer alimentos em decomposição, é difícil que as bactérias na superfície do corpo delas sejam capazes de causar infecções alimentares após um breve contato com a bebida ou comida.
Em artigo publicado no site de divulgação científica The Conversation, a microbiologista Primrose Freestone, professora da Universidade de Leicester, no Reino Unido, esclarece que há, de fato, uma série de bactérias perigosas para a saúde humana no corpo de uma mosca.
Bebida com mosca é perigosa?
Para ela, no entanto, é difícil pensar que a quantidade possa adoecer alguém quando há apenas um contato rápido com o líquido ou alimento.
No caso de bebidas alcóolicas com alta concentração de etanol, como um vinho, é ainda mais difícil. O álcool da bebida é capaz de neutralizar a ação de bactérias, danificando as proteínas que as compõem.
A temperatura da bebida também faz diferença. Bebidas muito geladas são capazes de impedir o crescimento das bactérias e as muito quentes podem matá-las.
As bactérias que resistirem e forem ingeridas estarão debilitadas e setão atacadas pelos ácidos do estômago humano, que são capazes de neutralizar a maior parte das bactérias prejudiciais à saúde.
Portanto, pode-se só tirar o inseto e seguir bebendo. A microbiologista até brinca: “Se você quiser proteína extra, pode até engolir a mosca”.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.