metropoles.com

Cafeína: saiba como turbinar seu desempenho durante o treino

Classificada como uma das recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI), a cafeína pode gerar ganhos incríveis durante e após treino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Guido Mieth/Getty Images
Café orgânico
1 de 1 Café orgânico - Foto: Guido Mieth/Getty Images

A cafeína é uma substância química naturalmente presente no café, na erva mate, no chá verde e no cacau. Sua principal característica é estimular o sistema nervoso central, auxiliando no foco e no raciocínio.

Por contribuir de maneira significativa para o desempenho de atletas, a cafeína saiu da lista de substâncias restritas pela Agência Mundial Antidoping e passou a fazer parte das recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI) em 2004.

Na prática, a substância potencializa a contração muscular e aumenta a tolerância ao esforço físico intenso, adiando o cansaço e contribuindo para o esportista permanecer na atividade por mais tempo”, explica o médico nutrólogo Nataniel Viuniski.

Benefícios para os treinos

Uma revisão de 40 estudos publicada no Journal of Science and Medicine in Sport mostrou que consumir cafeína traz benefícios principalmente o bom desempenho nos esportes de média e longa duração (endurance).

A cafeína também pode oferecer excelentes benefícios para quem pratica atividades de alta intensidade ou mesmo esportes coletivos, como melhora da concentração, do foco e diminuição do tempo de reação, o que possibilita uma tomada de decisão mais rápida – uma vantagem para modalidades competitivas.

Os benefícios da substância se estendem até mesmo após o treino, já que a cafeína pode alterar a percepção de dor durante a após o exercício. Não é à toa que a cafeína está na fórmula de medicamentos analgésicos.

Confira a melhor maneira de consumir a cafeína no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?