Compartilhar notícia
Uma decisão da OMS desta quinta-feira (13/7) decidiu incluir o aspartame na lista de alimentos potencialmente cancerígenos se comidos em excesso. Com isso, muitas pessoas estão pensando em voltar a adoçar suas bebidas, como sucos e chás caseiros, com açúcar. Mas, afinal, ele também é prejudicial à saúde?
“O açúcar refinado, quando consumido em excesso, traz diversos malefícios à saúde. Ele diminui a imunidade, facilita o aumento de gordura no fígado, aumenta a frequência de infecções e alergias digestivas e, claro, pode levar
ao desenvolvimento de uma diabetes”, diz a médica Paula Peres.
Por isso, o açúcar deve ser evitado especialmente na hora de tomar um suco. “O ideal seria se acostumar com o verdadeiro sabor das frutas para saboreá-las. Se for muito necessário, a pessoa pode substituir o uso por adoçantes naturais como o xilitol, eritritol, stevia, maltitol e taumatina”, advertiu a profissional.
A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que o consumo não ultrapasse 5% do total energético diário. O que denota que independentemente da idade ou gênero todas as pessoas mantêm baixa ingestão de açúcares livres.
É muito fã de doce? Veja os perigos do consumo excessivo de açúcar
Leia a notícia completa no Sport Life, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.