Café forte, meia hora antes do exercício, aumenta a queima de gordura
Cientistas da Universidade de Granada também evidenciaram que, se o exercício for realizado à tarde, os efeitos são mais marcantes
atualizado
Compartilhar notícia
Cientistas da Universidade de Granada (UGR), na Espanha, evidenciaram que o consumo de um cafezinho bem forte, meia hora antes do exercício aeróbico, é capaz de aumentar significativamente a queima de gordura.
O estudo, publicado nessa segunda-feira (22/3) no Journal of the International Society of Sports Nutrition, demonstra que a cafeína (cerca de 3mg/kg) – uma das substâncias ergogênicas mais comumente consumidas no mundo para melhorar o desempenho esportivo – realmente aumenta a oxidação, ou seja, a queima calórica durante os exercícios.
De acordo com os pesquisadores, se os exercícios, que devem ser de intensidade moderada, forem realizados à tarde, os efeitos da cafeína são mais “marcantes” do que quando se realiza a atividade de manhã.
Quinze homens, com idade média de 32 anos, participaram da pesquisa, realizando um teste de exercício quatro vezes em intervalos de sete dias. Os participantes ingeriram 3 mg/kg de cafeína ou um placebo, às 8h e às 17h. Cada indivíduo completou os testes em todas as quatro condições em ordem aleatória.
Queima garantida
As condições anteriores a cada teste de exercício (horas decorridas desde a última refeição, exercício físico ou consumo de substâncias estimulantes) foram estritamente padronizadas e a oxidação de gordura durante o exercício foi calculada de acordo.
“Os resultados do nosso estudo mostraram que a ingestão aguda de cafeína 30 minutos antes de realizar um teste de exercício aeróbio aumentou a oxidação máxima de gordura durante o exercício”, confirmou o autor principal da pesquisa, Francisco José Amaro-Gahete, do Departamento de Fisiologia da UGR.