Estudo sugere café da manhã diferente para homens e mulheres. Entenda
Realizado por cientistas de exatas, o estudo empregou modelos matemáticos dos metabolismos masculino e feminino para chegar aos resultados
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo realizado na Universidade de Waterloo, no Canadá, sugere que homens e mulheres comam alimentos diferentes no café da manhã, pois respondem de maneira distinta à primeira refeição do dia.
Segundo o trabalho, o metabolismo delas acelera quando há ingestão de gorduras boas, como nozes, sementes e abacate. Enquanto o deles, funciona melhor quando a primeira refeição é rica em carboidratos.
O estudo foi realizado por cientistas da área de exatas e empregou modelos matemáticos dos metabolismos masculino e feminino para avaliar qual seria o melhor combustível para o corpo após o jejum noturno.
“O estilo de vida é um fator importante na nossa saúde geral”, disse Stéphanie Abo, autora do estudo, em entrevista ao site da universidade. “Vivemos vidas ocupadas, então é importante entender como decisões aparentemente inconsequentes, como o que comer no café da manhã, podem afetar nossa saúde e níveis de energia”, completou.
Publicada na última edição da revista científica Computers in Biology and Medicine, o estudo sugere que, apesar de armazenarem mais gordura, as mulheres também são capazes de queimá-la mais rápido.
“As mulheres tendem a preservar mais gordura do que os homens durante o período de absorção, mas apresentam oxidação de gordura significativamente maior durante o período pós-absortivo”, afirmaram as autoras, na conclusão da pesquisa. Em outras palavras, o corpo feminino é mais eficiente em armazenar gordura, mas também em queimá-la.
Os cientistas atribuíram as diferenças de metabolismo entre homens e mulheres ao estrogênio, hormônio feminino responsável pela reprodução que, entre outras coisas, favorece o acúmulo de gordura em certas partes do corpo.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!