metropoles.com

Estudo sugere café da manhã diferente para homens e mulheres. Entenda

Realizado por cientistas de exatas, o estudo empregou modelos matemáticos dos metabolismos masculino e feminino para chegar aos resultados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de mãos masculinas cortando um ovo dentro de um sanduíche. Ao lado, tem tigelas com waffles e xícaras de café e capuccino - Metrópoles
1 de 1 Foto de mãos masculinas cortando um ovo dentro de um sanduíche. Ao lado, tem tigelas com waffles e xícaras de café e capuccino - Metrópoles - Foto: Getty Images

Um estudo realizado na Universidade de Waterloo, no Canadá, sugere que homens e mulheres comam alimentos diferentes no café da manhã, pois respondem de maneira distinta à primeira refeição do dia.

Segundo o trabalho, o metabolismo delas acelera quando há ingestão de gorduras boas, como nozes, sementes e abacate. Enquanto o deles, funciona melhor quando a primeira refeição é rica em carboidratos.

O estudo foi realizado por cientistas da área de exatas e empregou modelos matemáticos dos metabolismos masculino e feminino para avaliar qual seria o melhor combustível para o corpo após o jejum noturno.

“O estilo de vida é um fator importante na nossa saúde geral”, disse Stéphanie Abo, autora do estudo, em entrevista ao site da universidade. “Vivemos vidas ocupadas, então é importante entender como decisões aparentemente inconsequentes, como o que comer no café da manhã, podem afetar nossa saúde e níveis de energia”, completou.

Publicada na última edição da revista científica Computers in Biology and Medicine, o estudo sugere que, apesar de armazenarem mais gordura, as mulheres também são capazes de queimá-la mais rápido.

“As mulheres tendem a preservar mais gordura do que os homens durante o período de absorção, mas apresentam oxidação de gordura significativamente maior durante o período pós-absortivo”, afirmaram as autoras, na conclusão da pesquisa. Em outras palavras, o corpo feminino é mais eficiente em armazenar gordura, mas também em queimá-la.

Os cientistas atribuíram as diferenças de metabolismo entre homens e mulheres ao estrogênio, hormônio feminino responsável pela reprodução que, entre outras coisas, favorece o acúmulo de gordura em certas partes do corpo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?