Cabeça de Ozempic: o remédio pode deixar a cabeça maior? Entenda
Diversos famosos apareceram com tamanho da cabeça desproporcional em relação ao corpo após perder peso, o que tem sido atribuído ao Ozempic
atualizado
Compartilhar notícia
O termo cabeça de Ozempic viralizou nas redes sociais após circularem imagens de celebridades que apareceram mais magras, mas com a cabeça desproporcionalmente maior em relação ao corpo.
O nome do medicamento tem sido usado por seu poder de acelerar a perda de peso. Apesar disso, não se sabe se essas celebridades tomaram Ozempic para emagrecer. Ainda assim, surgiu a dúvida se este seria um efeito colateral do remédio.
Vale lembrar que o Ozempic é um medicamento indicado para o tratamento do diabetes tipo 2. No entanto, seu princípio ativo – a semaglutida – foi inclusive aprovado pelas agências reguladoras, como a Anvisa no Brasil, para o tratamento da obesidade. Daí o seu uso off label para controle de peso.
O efeito cabeça de Ozempic é real?
O médico pós-graduado em nutrologia Rodrigo Neves explica que o emagrecimento rápido, especialmente quando induzido por medicamentos, pode resultar em perdas significativas de gordura corporal, inclusive no rosto.
“Contudo, a estrutura óssea da cabeça não muda, o que pode levar a uma percepção de desproporcionalidade. Este efeito é mais uma questão de percepção visual devido à rápida perda de peso do que um efeito direto do medicamento sobre o tamanho ou forma da cabeça”, diz o médico.
Confira a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!