metropoles.com

Como bruxismo e estresse podem impactar o envelhecimento dos dentes

A saúde mental influencia diretamente no aparecimento de sintomas físicos, como o bruxismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida: mulher com mão no rosto faz careta de dor - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: mulher com mão no rosto faz careta de dor - Metrópoles - Foto: Getty Images

Quando está prejudicada, a saúde mental costuma apresentar sintomas físicos no corpo humano. Uma das manifestações mais recorrentes é o bruxismo, distúrbio definido pelo ranger ou apertar dos dentes. Essa prática pode ocorrer durante o dia, em vigília, ou na parte da noite, no período de sono.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre de bruxismo. No Brasil, esse número chega a 40%. A realidade se associa ao aumento dos níveis de estresse cotidiano, em especial pelo modo de vida acelerado e as pressões diárias.

Segundo a dentista Ianara Pinho, as emoções se relacionam diretamente com o distúrbio. “Muitos dos meus pacientes chegam à clínica com dores faciais, no ouvido ou nos maxilares sem perceber que estão sofrendo de bruxismo. E, em grande parte das vezes, isso está diretamente ligado ao estresse e à ansiedade que eles enfrentam no dia a dia”, esclarece.

Qual o impacto do bruxismo?

As consequências do bruxismo se manifestam para além do desconforto imediato. Isso porque a prática também implica em um desgaste do esmalte do dente, possíveis fraturas dentais e sensibilidade extrema. “É como se você estivesse submetendo os dentes a uma espécie de envelhecimento precoce“, explica a especialista.

Ademais, existem impactos que influem negativamente sobre outras partes do corpo. É o caso de dores de cabeça recorrentes, dores nas costas e no pescoço, zumbidos no ouvido e distúrbios na articulação temporomandibular (ATM).

De acordo com a dentista, o diagnóstico é essencial para evitar consequências mais graves. Nesse sentido, com a alta propensão das gerações a desenvolver esses sintomas, a busca por um profissional para análise dos sinais é a chave.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?