metropoles.com

Bruxismo afeta 40% da população brasileira, principalmente mulheres

Condição é involuntária e provoca o ranger ou apertar de dentes, especialmente à noite. Ansiedade, estresse e depressão podem colaborar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MangoStar_Studio, Istock
Imagem colorida de uma mulher com as mãos nas bochechas
1 de 1 Imagem colorida de uma mulher com as mãos nas bochechas - Foto: MangoStar_Studio, Istock

bruxismo é um hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes, contraindo os músculos da mandíbula que, normalmente, ocorre durante o sono. Essa pressão pode levar ao desgaste e amolecimento dos dentes, bem como a problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 40% da população brasileira sofre com esse problema, que afeta principalmente às mulheres.

Segundo a cirurgiã dentista Ianara Pinho, alguns sintomas comuns do bruxismo são dor na face, no pescoço, próxima do ouvido e na cabeça, principalmente, nas têmporas. “Infelizmente, na maioria dos casos, o diagnóstico é tardio, o que dificulta a recuperação até mesmo dos dentes, que tendem a desgastar-se”, explica a especialista. A dentista conta que o primeiro passo para tratar o bruxismo é analisar o estado da arcada dentária e quais são as possíveis causas da disfunção.

O bruxismo normalmente está associado a fatores fisiopatológicos, psicossociais, hereditários e genéticos. Além disso, também pode estar relacionado a questões emocionais, como ansiedade, depressão e estresse.

Entre as opções de tratamento, a placa de acrílico na boca ajuda a controlar o desgaste dos dentes e também a dor muscular na face. A fisioterapia facial ou quiropraxia também podem ajudar. Há casos em que o travamento dos dentes faz com que a articulação temporomandibular (ATM), que liga o maxilar à mandíbula, se solte ou se desgaste de maneira severa. Nesses casos, é necessário fazer a correção cirúrgica. 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?