metropoles.com

Brasileiros cruzam a fronteira para receber vacina da Covid no Uruguai

País está vacinando população que tem dupla nacionalidade com mais de 18 anos, com medo da situação da Covid-19 na fronteira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Dose da vacina CoronaVac contra Covid-19
1 de 1 Dose da vacina CoronaVac contra Covid-19 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Com a vacinação contra a Covid-19 caminhando ainda a passos lentos no Brasil, jovens brasileiros que também possuem a nacionalidade uruguaia estão atravessando a fronteira entre os dois países para serem imunizados. Pessoas com mais de 18 anos que comprovem vínculo com o país já podem receber as doses da fórmula contra a Covid-19.

O país decidiu reforçar a vacinação na fronteira com o Brasil, temendo que o descontrole da pandemia afete também o Uruguai. Nas cidades que fazem fronteira com a nação, é fácil achar jovens que se encaixam no perfil: muitos são filhos de uruguaios.

Segundo reportagem da BBC, pessoas de 18 anos já estão sendo imunizadas com a Coronavac. O Uruguai também aplica a vacina da Pfizer/BioNTech, mas escolheu usá-la prioritariamente em idosos e profissionais de saúde. O país pretende imunizar toda a população ainda no primeiro semestre de 2021.

A marcação da vacina é feita por Whatsapp, e é preciso se dirigir às cidades uruguaias para receber a dose. “Vimos que estamos muito ameaçados pelo aumento de casos de Covid-19, por isso preferimos ampliar o horizonte de vacinados”, explica o infectologista uruguaio Eduardo Savio Larriera, coordenador do comitê de imunizações da Associação Pan-americana de Infectologia.

Segundo ele, a fronteira preocupa o governo uruguaio. Já foram identificados casos da variante brasileira P1 no país, tornando a região, que tem tráfego incontrolável e aberto de pessoas, importante para controlar o vírus.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?