Brasileiros cruzam a fronteira para receber vacina da Covid no Uruguai
País está vacinando população que tem dupla nacionalidade com mais de 18 anos, com medo da situação da Covid-19 na fronteira
atualizado
Compartilhar notícia
Com a vacinação contra a Covid-19 caminhando ainda a passos lentos no Brasil, jovens brasileiros que também possuem a nacionalidade uruguaia estão atravessando a fronteira entre os dois países para serem imunizados. Pessoas com mais de 18 anos que comprovem vínculo com o país já podem receber as doses da fórmula contra a Covid-19.
O país decidiu reforçar a vacinação na fronteira com o Brasil, temendo que o descontrole da pandemia afete também o Uruguai. Nas cidades que fazem fronteira com a nação, é fácil achar jovens que se encaixam no perfil: muitos são filhos de uruguaios.
Segundo reportagem da BBC, pessoas de 18 anos já estão sendo imunizadas com a Coronavac. O Uruguai também aplica a vacina da Pfizer/BioNTech, mas escolheu usá-la prioritariamente em idosos e profissionais de saúde. O país pretende imunizar toda a população ainda no primeiro semestre de 2021.
A marcação da vacina é feita por Whatsapp, e é preciso se dirigir às cidades uruguaias para receber a dose. “Vimos que estamos muito ameaçados pelo aumento de casos de Covid-19, por isso preferimos ampliar o horizonte de vacinados”, explica o infectologista uruguaio Eduardo Savio Larriera, coordenador do comitê de imunizações da Associação Pan-americana de Infectologia.
Segundo ele, a fronteira preocupa o governo uruguaio. Já foram identificados casos da variante brasileira P1 no país, tornando a região, que tem tráfego incontrolável e aberto de pessoas, importante para controlar o vírus.
Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam: