metropoles.com

Brasil tem voluntários na última fase de teste de remédio contra Covid-19

Aprovado nas etapas 1 e 2 (que avaliam a segurança da aplicação em humanos), baricitinibe passa a ser usado em maior escala contra a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Fotografia colorida de comprimido de remédio
1 de 1 Fotografia colorida de comprimido de remédio - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

A terceira e última fase de estudos do medicamento baricitinibe no combate à Covid-19 tem voluntários do Brasil. Aprovado nas etapas 1 e 2 (que avaliam a segurança da aplicação em humanos), o fármaco agora passa a ser usado em maior escala em pacientes hospitalizados.

O baricitinibe, usado originalmente no tratamento de artrite reumatoide, será aplicado em 400 pessoas com Covid-19 nos Estados Unidos, América Latina e na Europa. O Brasil contará com a participação de 12 centros clínicos distribuídos em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte e deverá incluir 84 pacientes, segundo cálculo amostral.

A avaliação nesta terceira fase será em relação à eficácia do medicamento na evolução dos sintomas clínicos e na redução do tempo de internação.

“Esse medicamento já é utilizado em pacientes com artrite reumatoide grave com o objetivo de reduzir o intenso processo inflamatório característico da doença. Sabemos que a gravidade da Covid-19 tem associação com a magnitude do processo inflamatório desencadeado pelo vírus. Este fato nos direciona para o estudo de drogas que apresentem potencial na redução desta inflamação e, por consequência, uma melhora mais rápida e com menos complicações durante o curso da doença”, explica Cristhieni Rodrigues, infectologista do Hospital Santa Paula, em São Paulo. Até o momento, foram incluídos e estão em seguimento no local oito pacientes, sendo que quatro já apresentaram alta hospitalar.

Pacientes com diagnóstico de pneumonia pela Covid-19 com necessidade de internação hospitalar são convidados a participar do estudo. Eles serão acompanhados durante 28 dias. A expectativa é que os resultados da pesquisa sejam conhecidos entre setembro e outubro.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?