Opas: Brasil tem 2ª maior taxa mundial de mortes diárias por Covid-19
Para a diretora-geral da Organização Pan-Americana da Saúde, Carissa Etienne, falta de medidas duras enfraqueceu enfrentamento da pandemia
atualizado
Compartilhar notícia
A situação da pandemia do novo coronavírus no Brasil preocupa a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), afirmou a diretora-geral da instituição, Carissa Etienne, nesta quarta-feira (17/3), destacando que o país tem a segunda maior taxa de óbitos diários por Covid-19 do mundo e cerca de metade das regiões brasileiras têm seus leitos completamente ocupados no momento.
Segundo ela, “falta de medidas” restritivas mais duras enfraqueceu a resposta de alguns países à pandemia de Covid-19, ao mesmo tempo em que prejudicou pequenos negócios.
Gerente de Incidente da Opas, Sylvain Aldighieri, disse que a implementação de restrições no Brasil, nas esferas estadual e municipal, será essencial para controlar a pandemia. Para ele, as medidas adotadas até o momento “foram insuficientes, mesmo no melhor dos casos”. É necessário ainda que os governos e prefeituras monitorem a situação constantemente, alertou Aldighieri.
Segundo Etienne, em contraste ao cenário brasileiro, México e Estados Unidos têm reportado menos casos de Covid-19 nos levantamento recentes. O Canadá, porém, registra um aumento nas infecções, especialmente entre jovens adultos, disse. De acordo com a diretora-geral da Opas, quase 1,3 milhão de pessoas contraíram a Covid-19 nas Américas na última semana.
Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano: