Brasil tem 1.145.906 casos e 52.645 mortes por coronavírus, diz Conass
Conselho Nacional dos Secretários de Saúde atualizou a situação da Covid-19 no país na tarde desta terça-feira (23/06)
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com a última atualização feita pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) sobre a situação do novo coronavírus no Brasil, o país tem, em um número acumulado desde o começo da pandemia, 1.145.906 casos confirmados da doença e 52.645 mortes em decorrência dela. Apenas nas últimas 24h, foram registrados mais 39.436 diagnósticos e 1.374 óbitos.
A terça-feira costuma ser o dia da semana com maior número de notificações, por acumular, também, os casos e falecimentos que aconteceram no final de semana mas que só foram processados na segunda-feira.
Os estados mais afetados pela Covid-19, até o momento, tomando como base a quantidade de diagnósticos confirmados, são São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Maranhão.
O Conass passou a divulgar o próprio boletim no começo de junho, quando o Ministério da Saúde começou a atrasar em até três horas a atualização da situação diária no país. Os números dos secretários de saúde são usados como base para a tabela do governo. O Executivo federal já regularizou a sua divulgação, mas a plataforma do Conass segue sendo atualizada pelo menos uma hora mais cedo do que o site oficial do governo. A quantidade de casos e óbitos das duas entidades tem sido idêntica até aqui.
Errata
Em uma primeira atualização, o Conass divulgou 52.649 mortes totais e 1.378 fatalidades em 24h. Cerca de 20 minutos depois, a entidade fez uma retificação: por um erro de digitação, o estado de Alagoas acabou registrando quatro óbitos a mais do que a realidade. O número final é de 52.645 no total e 1.374 em um dia.