metropoles.com

Brasil registrou 549 mortes maternas por Covid em 2020, afirma Fiocruz

Estudo divulgado pelo Observatório Covid-19 Fiocruz escancara desigualdade no cuidado clínico de gestantes e puérperas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carles Navarro Parcerisas / EyeEm
Midsection Of Woman Holding Hands
1 de 1 Midsection Of Woman Holding Hands - Foto: Carles Navarro Parcerisas / EyeEm

Um estudo do Observatório Covid-19 da Fiocruz aponta que as gestantes e puérperas foram mais penalizadas pela pandemia de Covid-19 em 2020 do que a população em geral. A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (19/1) e publicada na revista científica BMC Pregnancy and Childbirth, destaca que houve um excesso de mortes maternas de 40% no primeiro ano da pandemia, quando comparado aos anos anteriores.

No período, 549 mães morreram por Covid-19, principalmente gestantes no segundo e terceiro trimestres. “Mesmo considerando a expectativa de aumento das mortes em geral em decorrência da pandemia de Covid-19, ainda assim houve um excesso de 14%”, afirma, em nota, a Fiocruz.

O levantamento mostra que as mulheres negras, que residem na zona rural e foram internadas fora do município onde vivem foram as que mais morreram, o que escancara as diferenças no atendimento de saúde.

As chances de hospitalização de gestantes com diagnóstico da doença foram 337% maiores, enquanto o risco de internação em UTI foi 73% maior e as chances de uso de suporte ventilatório invasivo, 64% maiores que em pacientes em geral.

“A rede de serviços parece ter sido mais protetiva às gestantes e puérperas, garantindo internações mais imediatas e direcionamento para a terapia intensiva e invasiva. Contudo, o atraso do início da vacinação entre as grávidas e puérperas pode ter sido decisivo na maior penalização dessas mulheres”, analisa o pesquisador Raphael Guimarães.

Ele pondera que o excesso de óbitos aconteceu, em grande parte, diretamente pela Covid-19, mas a pandemia também inflou o número de mortes de mulheres por ter dificultado ainda mais o acesso ao pré-natal e a condições adequadas de realização do parto.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?