Brasil inclui viajantes aos EUA na investigação de coronavírus
Informação foi confirmada na tarde desta terça (03/03) pelo secretário executivo João Gabbardo. Outros países europeus devem entrar na lista
atualizado
Compartilhar notícia
A lista de países incluídos para a definição de possíveis casos de coronavírus no Brasil vai aumentar até quarta-feira (04/03). Segundo o secretário executivo do Ministério da Saúde João Gabbardo, alguns países serão adicionados, entre eles, os Estados Unidos, um dos destinos internacionais mais populares entre os brasileiros.
“Pensamos em colocar os Estados Unidos de forma regional, apenas de onde há casos, mas nosso grupo técnico chegou à decisão que não seria efetivo, pois são locais onde os brasileiros vão muito, como Flórida, Nova York e Califórnia. Por isso, o país inteiro entrará”, afirmou o secretário executivo, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (03/03).
Segundo ele, a lista de países que definem os critérios para investigação de casos suspeitos deve subir para quase 30 e será divulgada em breve. O método de escolha de quais países entram na lista é baseado em uma definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) de onde há transmissão local do coronavírus.
Para o caso ser considerado suspeito para coronavírus no Brasil, o paciente deve apresentar febre, um sintoma respiratório (como tosse ou dificuldade para respirar), e ter estado em algum dos países da lista nos últimos 14 dias.