metropoles.com

Brasil está a poucos dias de ter 100 milhões de vacinados contra Covid

Vacinação avança no país, e mais de 60% da população acima de 18 anos estará imunizada com pelo menos a primeira dose nos próximos dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade
1 de 1 Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade - Foto: Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles

Nos próximos dias, o Brasil deve ultrapassar as 100 milhões de pessoas imunizadas com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até essa segunda (19/7), foram 90.125.448 imunizados – somente na última semana, o país administrou cerca de 6 milhões de doses, segundo o Ministério da Saúde.

Quando alcançado, o número de 100 milhões representará 63,2% da população elegível (acima de 18 anos) imunizada em território nacional. O público-alvo do Plano Nacional de Vacinação inclui 158 milhões de brasileiros. Ainda não estão sendo contabilizados menores de idade.

Entre as pessoas vacinadas até o momento, 33.991.491 tomaram as duas doses, o que representa 22% do público-alvo.

A título de comparação, os Estados Unidos vacinaram 68,3% da população acima de 18 anos com pelo menos uma dose, de acordo com o levantamento do jornal The New York Times divulgado na segunda-feira (19/7), com dados do CDC, o órgão equivalente ao Ministério da Saúde no país.

Ao contrário do Brasil, porém, a velocidade de vacinação nos EUA vem caindo rapidamente. Em abril, o governo norte-americano chegou a imunizar mais de 3 milhões de pessoas por dia. Na última semana, contudo, a média foi de 520.952 vacinas aplicadas diariamente.

O Brasil, em contrapartida, deve receber 40,4 milhões de doses até o fim de julho, e está em processo de aceleração na aplicação do imunizante. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o governo pretende vacinar toda a população adulta do país até setembro com pelo menos a primeira dose.

Shows e festivais

Nos EUA, o percentual de vacinação é considerado suficiente para retomar muitas atividades que envolvem aglomerações. Shows de música estão liberados, assim como eventos esportivos com público. No fim de julho, a versão americana do megafestival Lollapalooza será realizada em Chicago – para entrar no evento, basta comprovar a vacinação ou apresentar exame negativo para Covid-19.

No Reino Unido, um dos países mais avançados na imunização, 87% da população foi vacinada com pelo menos a primeira dose. O reflexo é a retomada de uma série de eventos. No último fim de semana, por exemplo, foi realizado o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, com mais de 300 mil espectadores em três dias de corrida.

Na segunda-feira (19/7), os ingleses derrubaram as restrições adotadas para conter o coronavírus e vêm chamando a data de “dia da liberdade”. O uso de máscaras não é mais obrigatório, e bares, boates, casamentos e reuniões estão liberados, com qualquer quantidade de público.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?